Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22234
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Ayse Pricilla Brito Dias e-
dc.date.accessioned2020-08-11T00:50:56Z-
dc.date.available2020-08-11T00:50:56Z-
dc.date.issued2019-07-18-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22234-
dc.descriptionSILVA, A. P. B. D. O ensino e a aprendizagem sistemática e reflexiva da ortografia: uma análise do emprego dos grafemas M e N na escrita de alunos do ciclo III, da modalidade EJA. 2019. 112 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste na exposição dos resultados de uma pesquisa-ação de cunho descritiva e expositiva, realizada com uma turma do ciclo III do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública no município de Boqueirão, Paraíba. O objetivo dessa pesquisa é investigar e defender como o ensino contextualizado, sistemático e frequente da ortografia, realizado a partir da necessidade do aluno, com dispositivos elaborados pelo professor, capazes de proporcionar uma aprendizagem mais consistente, viabiliza a apropriação do conhecimento ortográfico por parte desse discente. A mesma está embasada nas contribuições teóricas de Silva (2017), Morais (2009), Monteiro (2007), Cagliari (1999), Lemle (1998), entre outros. Para a coleta de dados partimos da aplicação de uma sequência didática organizada para o estudo de aspectos ortográficos provenientes das necessidades de aprendizagem demonstradas pelos alunos em seus textos. O corpus de análise desse estudo é composto pelas atividades elaboradas para o estudo sobre o uso dos grafemas m e n, quando em dígrafos vocálicos, de acordo com a norma-padrão. Os resultados dessa investigação confirmam a possibilidade da construção consciente de conhecimentos e habilidades por parte do aluno que é exposto a uma metodologia de ensino-aprendizagem sistemática, frequente e reflexiva sobre o uso da norma-padrão da Língua Portuguesa.pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Dr. Antônio de Pádua Dias da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de jovens e adultos - EJApt_BR
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.titleO ensino e a aprendizagem sistemática e reflexiva da ortografia: uma análise do emprego dos grafemas M e N na escrita de alunos do ciclo III, da modalidade EJApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - AYSE PRICILLA BRITO DIAS E SILVA.pdf10.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.