Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22234
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ayse Pricilla Brito Dias e | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-11T00:50:56Z | - |
dc.date.available | 2020-08-11T00:50:56Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22234 | - |
dc.description | SILVA, A. P. B. D. O ensino e a aprendizagem sistemática e reflexiva da ortografia: uma análise do emprego dos grafemas M e N na escrita de alunos do ciclo III, da modalidade EJA. 2019. 112 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho consiste na exposição dos resultados de uma pesquisa-ação de cunho descritiva e expositiva, realizada com uma turma do ciclo III do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública no município de Boqueirão, Paraíba. O objetivo dessa pesquisa é investigar e defender como o ensino contextualizado, sistemático e frequente da ortografia, realizado a partir da necessidade do aluno, com dispositivos elaborados pelo professor, capazes de proporcionar uma aprendizagem mais consistente, viabiliza a apropriação do conhecimento ortográfico por parte desse discente. A mesma está embasada nas contribuições teóricas de Silva (2017), Morais (2009), Monteiro (2007), Cagliari (1999), Lemle (1998), entre outros. Para a coleta de dados partimos da aplicação de uma sequência didática organizada para o estudo de aspectos ortográficos provenientes das necessidades de aprendizagem demonstradas pelos alunos em seus textos. O corpus de análise desse estudo é composto pelas atividades elaboradas para o estudo sobre o uso dos grafemas m e n, quando em dígrafos vocálicos, de acordo com a norma-padrão. Os resultados dessa investigação confirmam a possibilidade da construção consciente de conhecimentos e habilidades por parte do aluno que é exposto a uma metodologia de ensino-aprendizagem sistemática, frequente e reflexiva sobre o uso da norma-padrão da Língua Portuguesa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prof. Dr. Antônio de Pádua Dias da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de jovens e adultos - EJA | pt_BR |
dc.subject | Ortografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | O ensino e a aprendizagem sistemática e reflexiva da ortografia: uma análise do emprego dos grafemas M e N na escrita de alunos do ciclo III, da modalidade EJA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - AYSE PRICILLA BRITO DIAS E SILVA.pdf | 10.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.