Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22239
Título: AVALIAÇÃO METODOLÓGICA NA ESTIMATIVA DA TORÇÃO DE EDIFÍCIOS ALTOS SOB A AÇÃO DO VENTO
Autor(es): Linhares, Luiz Ricardo da Silva
Palavras-chave: Análise de estrutura
Vento
Edifício
Data do documento: 27-Nov-2018
Resumo: A ação do vento é um aspecto essencial no projeto e dimensionamento de edifícios altos. Nestes casos, as condições mais críticas causadas pelas forças devidas ao vento, comumente estão relacionadas aos esforços de torção. A depender das propriedades do edifício, essa solicitação pode ser obtida a partir de uma análise estática ou dinâmica. Sendo os efeitos dinâmicos provocados pelo vento predominantes em estruturas altas e flexíveis. Da mesma forma que o Eurocode 1 - parte 1-4 (EN 1991-1-4:2005), a norma brasileira NBR 6123 (ABNT, 1988) recomenda que a resposta torcional seja obtida com base em excentricidades da força de arrasto. Entretanto, ambas não contemplam a parcela dinâmica desta solicitação. Desse modo, é de fundamental importância conhecer como a norma brasileira se comporta com relação a outras orientações normativas e metodologias teórico-experimentais mais recentes. O objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes métodos de estimativa do comportamento torcional de edifícios altos frente a ação do vento, através da comparação entre procedimentos normativos e recomendações da literatura baseadas em resultados de ensaios em túnel de vento que consideram a parcela dinâmica deste esforço. O modelo padrão de edifício alto CAARC Standard Tall Building foi analisado para o vento atuando a 0° e 90°, com diferentes velocidades. O estudo foi realizado para cinco metodologias: o método simplificado proposto por Carini (2017), as normas NBR 6123 (ABNT, 1988) e Eurocode 1 - parte 1-4 (EN 1991-1-4:2005), além dos procedimentos dados por Blessmann (1989) e Algaba (2016). Foram observadas divergências no cálculo da força de arrasto, bem como nas recomendações de excentricidade. Além disso, verificou-se que a parcela flutuante do momento torçor exerceu maior influência para os valores máximos na base do edifício, sendo que para as duas direções de incidência a norma brasileira subestimou esse esforço.
Descrição: LINHARES, Luiz Ricardo da Silva. Avaliação metodológica na estimativa da torção de edifícios altos sob a ação do vento. 2018. 89 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22239
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LUIZ RICARDO DA SILVA LINHARES.pdfTCC - LUIZ RICARDO DA SILVA LINHARES3.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.