Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22252
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Valquíria Cavalcante da | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-24T21:04:31Z | - |
dc.date.available | 2020-08-24T21:04:31Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22252 | - |
dc.description | SILVA, V. C. da. Reflexões sobre o PNAIC e o processo de alfabetização. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso.(Graduação em Pedagogia)_.Universidade Estadual da Paraíba,Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda reflexões acerca do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e o processo de alfabetização, analisando quais estratégias são utilizadas para despertar a leitura dentro da disciplina de Língua Portuguesa. A metodologia utilizada para a realização desse estudo foi a pesquisa bibliográfica, realizada por coleta de dados por meio de informações a partir de artigos e demais materiais de caráter científico com o objetivo de analisar quais estratégias de ensino o PNAIC utiliza no seu processo de alfabetização e quais critérios metodológicos são desenvolvidos para esse processo. Os autores utilizados como fonte teórica foram: Almeida (2003); Boccato (2006); Teresa Colomer (2007); Giusta (1985); Angel Pérez Gómez (1995); Freire (1996); Rinaldi (2002); Isabel Solé (1998); Silva (2003); Soares (2003) e Piaget (1998, 2007) e estudos da coleção do PNAIC (2012). Portanto, conclui-se que o PNAIC tem promovido mudanças socioeducativas, com novas perspectivas quanto ao processo ensino-aprendizagem; através de suas metodologias, disponibilizadas pela Secretaria de Educação, para as escolas, auxiliando os professores na sua prática pedagógica; através de atividades, livros didáticos, obras pedagógicas complementares e jogos educativos de acordo com a alfabetização e a individualidade de cada criança, contribuindo para que estejam letradas e alfabetizadas até a idade certa. Palavras-chave: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. Língua Portuguesa. Alfabetização. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Prof.ª Dra Wanderléia Farias Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | .Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o PNAIC e o processo de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Valquíria Cavalcante da Silva Curso de Pedagogia.pdf | 546.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
New Document 6_1(1).pdf | 299.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.