Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22263
Título: Das cartas pastorais: a atuação intelectual de Dom Adauto Henriques na Primeira República (1900-1909)
Autor(es): Marques, Edilson de Souza
Palavras-chave: História da Paraíba
Igreja católica
Sociedade paraibana
História intelectual
Data do documento: 15-Jul-2020
Resumo: Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques foi o primeiro bispo e arcebispo da Paraíba e durante todo o período do seu bispado (1894-1935) se articulou fazendo alianças com as autoridades paraibanas e soube atuar em diversas áreas da sociedade, exercendo sua influência tanto na área religiosa, política e educacional, em luta de um projeto que visava restaurar o poderio da Igreja Católica e sua influência na sociedade paraibana no contexto da primeira república. Em síntese, para além da atuação do bispo como um religioso que também atuou no campo político, nossa proposta nesse artigo foi buscar compreender a atuação de Dom Adauto no campo intelectual. Para nosso suporte teórico e bibliográfico realizamos leituras no campo da história intelectual, história cultural e história política. A partir da utilização de algumas cartas pastorais: “Dos Males da Ignorância Religiosa “ (1905) e “Deus e Pátria” (1909), bem como do uso da metodologia de leituras dessas cartas escritas pelo bispo, buscamos perceber qual era a base teórica e intelectual que fundamentou seus discursos e como isso influenciou na elaboração de seus argumentos em defesa da importância da religião católica para a sociedade, como também almejamos compreender como o bispo buscou influenciar os seus leitores se colocando por algumas vezes com interprete dos escritos papais, criando para si, a partir de seus escritos, uma representação de intelectual e de homem que deveria ser ouvido e seguido pelos fiéis católicos paraibanos.
Descrição: MARQUES, E.S. Das cartas pastorais: a atuação intelectual de Dom Adauto Henriques na Primeira República (1900-1909). 2020. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos de História Local: Sociedade, Educação e Cultura). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22263
Aparece nas coleções:I - EEHL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de autorização.pdfTermo de autorização144.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF Edilson de souza Marques.pdfPDF - Edilson de souza Marques394.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.