Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22265
Título: Lixão ou aterro? Nem um, nem outro: o conflito sócioambiental desencadeado pela instalação do aterro sanitário em Puxinanã-PB (2009-2013)
Autor(es): Souza, José Francisco Bernardo de
Palavras-chave: Aterro sanitário
Conflito socioambiental
Puxinanã - Paraiba
História local
Data do documento: 6-Jul-2020
Resumo: O trabalho que doravante se apresenta tem como objeto de estudo o conflito socioambiental provocado pela implantação de um aterro sanitário na cidade de Puxinanã-PB, entre os anos de 2010 a 2013 fato que causou diversas alterações no status quo daquela sociedade, no tocante a questão da saúde pública e na poluição do meio ambiente, reverberando embates protagonizados pelos cidadãos, poder público local, grupos de proteção à natureza, Igreja e autoridades judiciais do estado da Paraíba. Fizemos o uso metodológico da História Local, para visualizarmos as entrelinhas dos acontecimentos, esquadrinhar as relações de força estabelecidas entre Prefeitura Municipal e sociedade, na construção desse equipamento moderno, adequado ao tratamento dos resíduos. Esse movimento nos possibilitou pensar a recepção social que teve o aterro e os consequentes motivos que levaram a rejeição deste projeto. É imperativo que o devir da História Local possibilite ao pesquisador, sensibilizar seu olhar a aspectos, que por vezes, passam despercebidos em uma História mais geral. No nosso caso, percebemos que o conflito gerado em meio a construção desse equipamento que proporcionaria maior qualidade de vida aos cidadãos de Puxinanã e de outros municípios, a exemplo de Campina Grande, provocou efeitos contrários, com ondas de protestos e muita resistência daquelas pessoas. O que em muito contribuiu para alimentar as revoltas, foi o fato, dos conceitos de aterro sanitário e lixão não serem comuns aqueles indivíduos. Que por sua vez, construíram outros conceitos sobre os termos, exclusivamente de senso comum sem nenhuma distinção. Aliado a isso, irregularidades presentes nas documentações e nas instalações, a falta de diálogo entre a Prefeitura Municipal e a sociedade civil sobre os impactos negativos e positivos foram alguns aspectos que contribuíram ao reforço dessa ideia conceitual pouco precisa mas, provocadora de conflitos.
Descrição: SOUZA, J. F. B. de. Lixão ou Aterro? Nem um, nem outro [manuscrito] : o conflito socioambiental desencadeado pela instalação do aterro sanitário em Puxinanã-PB (2009-2013), 2020. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História Local, Sociedade, Educação e Cultura).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22265
ISSN: CDD 363.728
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- José Francisco Bernardo de Souza.pdfPDF- José Francisco Bernardo de Souza524.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CamScanner 08-27-2020 21.04.06.pdfCamScanner 08-27-2020 21.04.06.pdf385.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.