Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22271
Título: Aplicação do Soil Ajusted Vegetation Indix (SAVI) para análise do processo de degradação no município de Boa Vista - PB
Autor(es): Salvador, Maria do Socorro Silva
Palavras-chave: Desertificação
Regiões semiáridas
Vegetação
Antrópica
Data do documento: 13-Nov-2019
Resumo: Na atualidade o processo de desertificação vem sendo alvo de preocupações nas regiões semiáridas do nordeste brasileiro, em virtude disso a presente pesquisa visa analisar os processos causadores da desertificação no município de Boa Vista, localizada no estado da Paraíba. Com objetivo de realizar uma observação temporal do índice de vegetação para o município, acerca de uma análise evolutiva de 30 anos (1989-2019). A metodologia utilizada para diagnosticar o processo, se deu através de dados Socioeconômicos, Balanço Hídrico e Bioclimático e a análise temporal do SAVI. Os resultados indicaram que o município de Boa Vista está sofrendo com o fenômeno de desertificação sendo a ação antrópica a principal causadora do processo, comprovado através dos indicadores como: agricultura, pecuária e extrativismo. Para amenizar o processo de desertificação é necessário a conscientização da população através de Políticas Públicas como o PROCASE, promovendo fontes de renda para a população e reflorestamento com espécies nativas.
Descrição: SALVADOR, M. do S. S. Aplicação do Soil Ajusted Vegetation Indix (SAVI) para análise do processo de degradação no município de Boa Vista - PB. 2019. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22271
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MARIA DO SOCORRO SILVA SALVADOR.pdf2.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.