Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22278
Título: Entre fundamentalistas e renovacionistas: o cisma congregacional de 1967
Autor(es): Ferreira, Luis Antônio Galdino
Palavras-chave: Protestantismo
Igreja Congregacional
História das religiões
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: A pesquisa se voltou para o cisma ocorrido no ano de 1967, na Igreja congregacional do Brasil, ante o movimento de renovação de suas práticas litúrgicas e o embate com os conservacionistas, e tem, como principal abordagem este evento no contexto da igreja em Campina Grande, que na época ostentava o maior número de membros de toda América Latina. Objetiva, assim, lançar luz sobre fatos ignorados pela historiografia acadêmica em torno das contribuições do protestantismo para a sociedade local. Ancora-se, metodologicamente, na revisão bibliográfica de trabalhos que abordaram o acontecimento a nível mais amplo, e na análise crítica de documentos variados (atas, fotos, jornais) assim como na coleta de depoimentos de variadas pessoas envolvidas no evento, na época de seu acontecimento. À guisa de conclusão, verificamos que a história do congregacionalismo campinense é marcada por momentos apoteóticos de grandeza, mas reúne crises agudas que se repetem no percurso de sua história. Não temos a pretensão de corrigir os erros passados, embora acreditemos que, por meio do relato histórico, injustiças possam ser reparadas e novos olhares construídos sobre o protestantismo campinense e congregacional, uma vez que vozes nunca antes ouvidas puderam falar.
Descrição: FERREIRA, L. A. G. Entre fundamentalistas e renovacionistas: o cisma congregacional de 1967. 2019. 68 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22278
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - LUIS ANTÔNIO GALDINO FERREIRA.pdf2.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.