Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22279
Título: A importância do autoconhecimento para a eudemonologia schopenhaueriana
Autor(es): Azevedo, Wesley Manoel Alves de
Palavras-chave: Pessimismo
Eudemologia
Autoconhecimento
Schopenhauer
Data do documento: 30-Mai-2019
Resumo: O presente artigo busca apresentar como o autoconhecimento é importante para a compreensão da eud emonologia schop enhaueriana. V oltamos à base de sua filosofia com os conceitos de mundo que o filó sofo estabelece em sua obra máxima O mundo como vontade e como representação , para compreender sua visão pessimista de mundo e como essa visão se relaciona co m sua eudemonologia. Investigamos a obra Aforismos para a sabedoria de vida , buscando nela a fundamentação de seu conceito de felicidade ””, compreendendo que ela não descarta o pessimismo de sua filosofia mas se integra a ele como um complemento fundament al e de forma prática . Por último apresentamos os três tipos de caráter descritos por Schopenhauer: o caráter inteligível, o empírico e o adquirido. Existindo uma essência particular a cada indivíduo, é a partir dos tipos d e caráter que podemos compreendê la . A bordamos em sequência cada um até chegar ao caráter adquirido que se destaca devido a sua compreensão aqui proposta como autoconhecimento e portanto fundamental para a pesquisa.
Descrição: AZEVEDO, W. M. A. de.A importância do autoconhecimento para a eudemonologia schopenhaueriana. 2019. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22279
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - WESLEY MANOEL ALVES DE AZEVEDO.pdf524.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.