Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22280
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFrança, Gleyce Anne de Souza-
dc.date.accessioned2020-09-03T01:13:07Z-
dc.date.available2020-09-03T01:13:07Z-
dc.date.issued2019-06-05-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22280-
dc.descriptionFRANÇA, G. A. de S. Linguagens de crianças em experiências com práticas de leitura e contação de História. 2019. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho, decorrente de nossa experiência em Estágio Supervisionado na Educação Infantil, através da vivência de um Projeto de Atuação e Intervenção Docente - PAID, tem como principal objetivo, analisar linguagens de crianças utilizadas em práticas de leitura e contação de histórias. O referido Estágio, ocorrido durante o mês de Junho de 2018, foi desenvolvido em uma creche da rede privada de ensino, localizada na cidade de Campina Grande-PB. Os sujeitos envolvidos, foram 6 crianças de creche, na faixa etária de 01 a 02 anos. Dentre os fundamentos utilizados, destacamos: o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (BRASIL,1998); as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2009); a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017); e estudos realizados por Cunha (2014), Oliveira (2014), Rigliski (2012), dentre outros. Na definição do percurso metodológico, definimos este trabalho como uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, e do tipo pesquisa-ação, pois os dados aqui analisados decorrem da própria experiência da pesquisadora, na execução do PAID, junto a crianças de creche. A vivência do PAID, que objetivava o desenvolvimento de experiências com práticas de leitura e contação de histórias, junto a crianças de creche, para identificação de linguagens por elas utilizadas, se constituiu os dados do presente estudo. Assim, foi possível observar o interesse das crianças envolvidas com histórias lidas e contadas, bem como a expressão de linguagens, tanto na hora da escuta, como no desenvolvimento das atividades decorrentes dessas histórias, desenvolvidas a partir de aspectos referentes a cada história. Após o desenvolvimento do trabalho concluímos que é de fundamental importância a prática de leitura e contação de histórias, como um significativo auxílio no desenvolvimento e aprendizagem da criança, e como espaço e experiência que possibilita a manifestação, expressão e comunicação das múltiplas linguagens.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Glória Maria Leitão de Souza Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrática de leiturapt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.titleLinguagens de crianças em experiências com práticas de leitura e contação de Históriapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - GLEYCE ANNE DE SOUZA FRANÇA.pdf556.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.