Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22280
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | França, Gleyce Anne de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-03T01:13:07Z | - |
dc.date.available | 2020-09-03T01:13:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22280 | - |
dc.description | FRANÇA, G. A. de S. Linguagens de crianças em experiências com práticas de leitura e contação de História. 2019. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho, decorrente de nossa experiência em Estágio Supervisionado na Educação Infantil, através da vivência de um Projeto de Atuação e Intervenção Docente - PAID, tem como principal objetivo, analisar linguagens de crianças utilizadas em práticas de leitura e contação de histórias. O referido Estágio, ocorrido durante o mês de Junho de 2018, foi desenvolvido em uma creche da rede privada de ensino, localizada na cidade de Campina Grande-PB. Os sujeitos envolvidos, foram 6 crianças de creche, na faixa etária de 01 a 02 anos. Dentre os fundamentos utilizados, destacamos: o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (BRASIL,1998); as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2009); a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017); e estudos realizados por Cunha (2014), Oliveira (2014), Rigliski (2012), dentre outros. Na definição do percurso metodológico, definimos este trabalho como uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, e do tipo pesquisa-ação, pois os dados aqui analisados decorrem da própria experiência da pesquisadora, na execução do PAID, junto a crianças de creche. A vivência do PAID, que objetivava o desenvolvimento de experiências com práticas de leitura e contação de histórias, junto a crianças de creche, para identificação de linguagens por elas utilizadas, se constituiu os dados do presente estudo. Assim, foi possível observar o interesse das crianças envolvidas com histórias lidas e contadas, bem como a expressão de linguagens, tanto na hora da escuta, como no desenvolvimento das atividades decorrentes dessas histórias, desenvolvidas a partir de aspectos referentes a cada história. Após o desenvolvimento do trabalho concluímos que é de fundamental importância a prática de leitura e contação de histórias, como um significativo auxílio no desenvolvimento e aprendizagem da criança, e como espaço e experiência que possibilita a manifestação, expressão e comunicação das múltiplas linguagens. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Glória Maria Leitão de Souza Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Prática de leitura | pt_BR |
dc.subject | Contação de história | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.title | Linguagens de crianças em experiências com práticas de leitura e contação de História | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - GLEYCE ANNE DE SOUZA FRANÇA.pdf | 556.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.