Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22286
Título: O despontar do ensino em Campina Grande: a institucionalização da educação nos tempos do Império
Autor(es): Leite, Pablo Ricardo da Silva
Palavras-chave: Educação
Campina Grande - Paraíba
Sistema educacional da Paraíba
Primeiras letras
Data do documento: 17-Jun-2020
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar os relatórios provinciais referentes à província da Parahyba do Norte enquanto fonte histórica para, deles, extrair dados referentes ao desenrolar do sistema educacional em Campina Grande, Paraíba. Ao analisar as fontes, percebemos que apenas os aspectos mais gerais em relação à referida cidade estão presentes, contudo, trata-se de informações de considerável importância para pensarmos sob quais aspectos se desenvolveu o sistema educacional no Brasil do século de XIX e, particularmente, como esses aspectos se fizeram presentes numa cidade do interior de uma província distante da corte. Assim, iniciamos fazendo um apanhado histórico a respeito da necessidade da construção da identidade nacional para um Brasil independente, em 1822, e como a educação configurou-se como um meio de desenvolvimento e disseminação das ideias. Essas, implícitas nas falas dos presidentes da província no decorrer do Oitocentos. Em seguida, tentamos demonstrar que a culpa pela má qualidade do ensino na província recai, sobretudo, sobre professores, não se fazendo chegar de maneira apropriada os valores e as instruções de forma satisfatória. Por último, reunimos os dados concernentes à Campina Grande em seu passo a passo quando da construção de um ordenamento educacional que vai mostrando a criação da cadeira de primeiras letras para menino, e de latim; depois, de primeiras letras para meninas, bem como, a existência das iniciativas educacionais particulares.
Descrição: LEITE. P. R. da S. O despontar do ensino em Campina Grande: a institucionalização da educação nos tempos do Império. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos de História Local, Sociedade, Educação e Cultura). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22286
Aparece nas coleções:I - EEHL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pablo Ricardo da Silva Leite.pdfPDF - Pablo Ricardo da Silva Leite600.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito282.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.