Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22292
Título: Efeitos das variáveis meteorológicas e sua correlação com a Proteína “C” Reativa de pacientes com infecções
Autor(es): Santos, Jayne Almeida da Paixão
Palavras-chave: Proteína C Reativa
Infecções
Variáveis climáticas
Data do documento: 26-Ago-2020
Resumo: A Proteína C Reativa (PCR) é sintetizada no fígado, sendo responsável pela ativação da cascata do complemento que regula os processos inflamatórios. Um resultado positivo da Proteína C Reativa indica maiores chances de "derrames" e ataque cardíaco. A PCR é responsável não somente pela presença da resposta inflamatória, mas também reflete a gravidade do quadro ou evolução da doença. Sua função fisiológica é ligar-se à fosfocolina expressa na superfície de células mortas ou lesionadas e alguns tipos de bactérias para iniciar sua eliminação ao ativar o sistema complemento e células que fazem fagocitose, funcionando como uma opsonina. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou analisar os casos confirmados com Proteína C Reativa positiva em pacientes com infecções, obtidas através de exames laboratoriais imunológicos para a proteína e analisando o hemograma, e posteriormente relacioná-la a dados climatológicos específicos da cidade de Campina Grande-PB como temperatura mínima, média e máxima, precipitação pluvial e umidade relativa do ar. Portanto, pode-se concluir que o resultado de PCR positivo elevado demonstra que o paciente apresenta algum processo inflamatório, e os casos positivos de Proteína C Reativa estão diretamente relacionados com os altos percentuais de umidade relativa do ar, e que de maneira inversamente proporcional, essas infecções se relacionam com as temperaturas mínimas, máximas e o índice pluviométrico.
Descrição: SANTOS, Jayne Almeida da Paixão. Efeitos das variáveis meteorológicas e sua correlação com a Proteína “C” Reativa de pacientes com infecções. 2020. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22292
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jayne Almeida da Paixão SantosPDF - Jayne Almeida da Paixão Santos723.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito228.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.