Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22293
Título: Rastros e registros arqueológicos: um estudo acerca da cultura material/arqueológica e imaterial em meio as suas lendas (Pocinhos – PBb)
Autor(es): Barros, Rafaela da Silva Castro
Palavras-chave: Sítio arqueológico
Arte rupestre
Imaginário local
Cultura arqueológica
Data do documento: 10-Jun-2020
Resumo: O presente escrito fruto do trabalho de conclusão do curso de Especialização em História Local vinculada ao NUPHEL, tem o objetivo de fazer um estudo acerca de duas ocorrências arqueológicas na zona rural do município de Pocinhos-PB, sendo uma de pinturas rupestre e a segunda de gravuras rupestre. Além de buscar estudar estes patrimônios arqueológicos ainda inexplorados, buscamos fazer uma relação entre estes espaços e as lendas existente no imaginário local, conhecidas por meio da fonte oral, que carregam consigo alguns signos enigmático e fantástico a serem desvendados. Por outro lado, buscamos pensar a relação entre as lendas e algumas possibilidades existentes na fauna da região assim como a relação das novas gerações com estes patrimônios. Para embasar nossa pesquisas faremos uso dos conceito/definições da pesquisadora Gabriela Martin (1993) de Tradição Nordeste, Agreste e Itacoatiara, buscando enquadrar os sítios arqueológicos aqui estudado nas definições colocadas pela pesquisadora, além de enquadrarmos o sítio arqueológico com ocorrências de gravuras rupestres (Itacoatiara), Pedra da Cobra, na subtradição Ingá criada pelo pesquisador paraibano Juvandi de Souza Santos (2015). Após descrevermos o enquadramentos e as definições destes espaços, fizemos uso da fonte oral para discutirmos a relação entre estes sítios arqueológicos e as lendas locais a luz do depoimento dos senhores Sebastião e Otávio, antigos moradores da região, assim como a falta de sentimento de pertencimento e conhecimento da existência destes espaços pelas novas gerações.
Descrição: BARROS, R. da S. C. Rastros e registros arqueológicos: um estudo acerca da cultura material/arqueológica e imaterial em meio as suas lendas (Pocinhos –PB). 2020. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos de História Local, Sociedade, Educação e Cultura). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22293
Aparece nas coleções:I - EEHL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafaela da Silva Castro Barros PDF.pdfPDF Rafaela da Silva Castro Barros622.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de Depósito419.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.