Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22294
Título: Entre o CEMIC e o Lar do Garoto: a atuação do Padre Otávio Santos e da sociedade contra o "problema do menor" em Campina Grande-PB (1959-1974)
Autor(es): Santos, Joabson Silva dos
Palavras-chave: Menor abandonado
Problema social
Centro de Estudos do Menor e Integração da Comunidade - CEMIC
Campina Grande - Paraíba
Data do documento: 16-Jul-2020
Resumo: Em meados do século XX a cidade paraibana de Campina Grande já se deparava com um problema característico das maiores cidades do país. O problema do menor abandonado nas ruas, em situação de mendicância, ou envolvido em práticas criminosas, já assustava a população da cidade. Este artigo tratará de como o poder público, a sociedade, e principalmente a iniciativa religiosa, buscaram respostas para um problema que a população clamava por soluções. Aqui será abordado o esforço, no trabalho educativo e preventivo sobre os menores, do Padre Otávio Santos, da Congregação Sagrado Coração de Jesus. Para evitar que os menores enveredassem no crime e para tirá-los do abandono nas ruas o padre coordenou os trabalhos da entidade Centro de Estudos do Menor e Integração da Comunidade – CEMIC e fundou o Lar do Garoto Campinense. Esses dois lugares foram os principais focos de reeducação dos menores, tendo o protagonismo do padre, e que será tratado no presente artigo.
Descrição: SANTOS, J. S. dos. Entre o CEMIC e o Lar do Garoto: a atuação do Padre Otávio Santos e da sociedade contra o "problema do menor" em Campina Grande - PB. 2020. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos de História Local, Sociedade, Educação e Cultura). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22294
Aparece nas coleções:I - EEHL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC pronto'.pdfPDF - Joabson Silva dos Santos1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de autorização.pdfTermo de depósito265.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.