Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22304| Título: | A utilização de brinquedos populares como uma aproximação didática para o ensino de física: relato de experiência | 
| Autor(es): | Guedes, Claudiély Teixeira de Souza | 
| Palavras-chave: | Ensino de Física Brinquedos populares Ludicidade | 
| Data do documento: | 14-Set-2020 | 
| Resumo: | As transformações culturais que ininterruptamente vêm modificando a sociedade moderna, interferem também na forma dos indivíduos entenderem e agirem no mundo. Situar a ciência e o seu ensino neste espaço de modificações é fundamental para o desenvolvimento humano. Para os autores como Vygotsky (1998), Leontiev (1998), Huizinga (2014), Ramos e Ferreira (1998) o jogo e a ludicidade são fundamentos indispensáveis aos processos educativos. Neste sentido, os brinquedos populares podem contribuir como artefatos mediadores em processo de ensino e aprendizagem de ciências, possibilitando a construção de saberes diferenciados. A partir das experiências compartilhadas e vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/ CNPq), cota 2018/2019, surgiram alguns questionamentos: por que trabalhar com os brinquedos populares no ensino de física? Qual o diferencial encontrado neste tipo de abordagem? É possível obter resultados satisfatórios e uma aprendizagem significativa, aproximando brinquedos simples ao mundo dos conceitos e do ensino de ciências (em especial, da física)? Dentro deste contexto, o presente artigo tem como objetivo relatar uma experiência de intervenção didática para o ensino de ciências (física) envolvendo os conceitos de queda livre e movimento uniforme, a partir de uma aproximação com dois brinquedos populares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se preocupou com o significado dos fenômenos, assim como levou em consideração os aspectos relacionados aos vínculos sociais e culturais. A proposta didática foi desenvolvida junto com os alunos da 3ª série do ensino médio técnico, da Escola Cidadã Integral e Técnica, localizada na cidade de Itabaiana- PB, durante uma visita aos laboratórios da Universidade Estadual da Paraíba, no Campus I, na cidade de Campina Grande. | 
| Descrição: | GUEDES, Claudiély Teixeira de Souza. A utilização de brinquedos populares como uma aproximação didática para o ensino de física: relato de experiência. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | 
| URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22304 | 
| Aparece nas coleções: | 04 - TCC | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PDF - Claudiély Teixeira de Souza Guedes | PDF - Claudiély Teixeira de Souza Guedes | 819.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 888.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

