Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22313
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBatista, Bruna da Silva-
dc.date.accessioned2020-09-28T21:15:37Z-
dc.date.available2020-09-28T21:15:37Z-
dc.date.issued2020-03-11-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22313-
dc.descriptionBATISTA, B. da S. A participação da família na escola e no desenvolvimento infantil: uma experiência com o projeto "Seu Alfabeto" numa turma da pré-escola. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo discutir a participação da família em práticas escolares, mais especificamente na Educação infantil, com vistas ao desenvolvimento da criança. Consideramos que a família é parte essencial do processo educativo escolar e, por conseguinte, nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Nosso estudo é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Nossa experiência docente na Educação Infantil, serviu de objeto de análise deste estudo. Nessa experiência, analisamos como um Projeto Didático Pedagógico, intitulado: “O aniversário do Seu Alfabeto”, desenvolvido com crianças da Educação Infantil, na faixa etária de 4/5 anos em uma instituição da rede particular de ensino, na cidade de Campina Grande/PB, pôde promover a interação da escola com a família, auxiliando no desenvolvimento infantil. Recorremos, nos fundamentos teóricos, a perspectivas consideradas interacionistas, de Jean Piaget e Lev Vygotsky, e a documentos oficiais, como a Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) que apontam a família como participante do processo educativo na formação integral do indivíduo, sendo esta dever do Estado e da própria família. Nossos estudos revelam que o projeto desenvolvido oportunizou tanto a interação da escola com a família, como pôde auxiliar no desenvolvimento infantil, estreitando as relações com os familiares e despertando o letramento através do uso da literatura infantil.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Glória Maria Leitão de Souza Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectRelação família/escolapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleA participação da família na escola e no desenvolvimento infantil: uma experiência com o projeto "Seu Alfabeto" numa turma da pré escolapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTERMO DE DEPÓSITO721.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - BRUNA DA SILVA BATISTA.pdfPDF - BRUNA DA SILVA BATISTA893.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.