Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22313
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Batista, Bruna da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-28T21:15:37Z | - |
dc.date.available | 2020-09-28T21:15:37Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22313 | - |
dc.description | BATISTA, B. da S. A participação da família na escola e no desenvolvimento infantil: uma experiência com o projeto "Seu Alfabeto" numa turma da pré-escola. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem por objetivo discutir a participação da família em práticas escolares, mais especificamente na Educação infantil, com vistas ao desenvolvimento da criança. Consideramos que a família é parte essencial do processo educativo escolar e, por conseguinte, nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Nosso estudo é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Nossa experiência docente na Educação Infantil, serviu de objeto de análise deste estudo. Nessa experiência, analisamos como um Projeto Didático Pedagógico, intitulado: “O aniversário do Seu Alfabeto”, desenvolvido com crianças da Educação Infantil, na faixa etária de 4/5 anos em uma instituição da rede particular de ensino, na cidade de Campina Grande/PB, pôde promover a interação da escola com a família, auxiliando no desenvolvimento infantil. Recorremos, nos fundamentos teóricos, a perspectivas consideradas interacionistas, de Jean Piaget e Lev Vygotsky, e a documentos oficiais, como a Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) que apontam a família como participante do processo educativo na formação integral do indivíduo, sendo esta dever do Estado e da própria família. Nossos estudos revelam que o projeto desenvolvido oportunizou tanto a interação da escola com a família, como pôde auxiliar no desenvolvimento infantil, estreitando as relações com os familiares e despertando o letramento através do uso da literatura infantil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Glória Maria Leitão de Souza Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Relação família/escola | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.title | A participação da família na escola e no desenvolvimento infantil: uma experiência com o projeto "Seu Alfabeto" numa turma da pré escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TERMO DE DEPÓSITO.pdf | TERMO DE DEPÓSITO | 721.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
PDF - BRUNA DA SILVA BATISTA.pdf | PDF - BRUNA DA SILVA BATISTA | 893.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.