Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22317
Título: Considerações Clínicas e Manejo Odontológico de Pacientes com Doença Renal Crônica
Autor(es): Rodrigues, Emilly Katley Ferreira
Palavras-chave: Doença Renal Crônica
Manifestações Bucais
Cuidados Odontológicos
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: Introdução: A Doença Renal Crônica (DRC) é caracterizada pela destruição lenta e progressiva dos néfrons, comprometendo a filtração glomerular e promovendo o acúmulo de substâncias, que deveriam ser excretadas pelos rins, no sangue. Os dentistas precisam estar atualizados sobre as medidas que devem ser adotadas durante o atendimento de pacientes com essa condição. Objetivo: Revisar a literatura a cerca da doença renal crônica, bem como discutir suas implicações na condição bucal dos pacientes e apresentar um protocolo que permita um atendimento odontológico seguro e eficaz. Metodologia: A revisão foi feita utilizando as bases de dados Medline, SciELO e LILACS para identificar os artigos na língua inglesa, espanhola e portuguesa, datados dos últimos 10 anos, acerca do tema abordado. Os descritores utilizados foram: “Chronic Kidney Failure”, “Dental Care” e “Oral Alterations”. Os mesmo descritores foram usados no Google Acadêmico para contemplar a literatura cinzenta. Revisão de literatura: Nos estágios iniciais, a condição é observada apenas por meio de exames hematológicos, à medida que o caso se agrava, os sinais e sintomas se tornam mais evidentes e o paciente deve passar por terapia renal substitutiva. Cerca de 90% dos pacientes vão apresentar algum sintoma bucal que pode ser decorrente da doença, dos efeitos do tratamento ou da negligência às medidas de higiene bucal. Além disso, os dentistas devem conhecer as características de cada fase do tratamento renal, assim, ele estará apto a escolher a conduta ideal para que o atendimento odontológico aconteça de forma mais segura. Conclusão: É importante o conhecimento do cirurgião dentista acerca da condição sistêmica da DRC e de como ela reflete na saúde bucal. Os cuidados odontológicos devem acontecer desde a prevenção, até a terapêutica clínica com o propósito de promover uma melhor qualidade de vida para esses pacientes.
Descrição: RODRIGUES, Emilly Katley Ferreira. Considerações clínicas e manejo odontológico de pacientes com doença renal crônica. 2020. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22317
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Emilly Rodrigues DEPOSITO.pdfPDF: Emilly Katley Ferreira Rodrigues748.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC Emilly.pdfTermo_de_Deposito_TCC Emilly.pdf57.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.