Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22320
Título: A satisfação com a vida e com o trabalho de professores do ensino fundamental de Patos/PB
Autor(es): Ribeiro, Francisca Marta Santos
Palavras-chave: Trabalho docente
Satisfação profissional
Educadores
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: O trabalho humano possui um duplo caráter: por um lado é fonte de realização, satisfação, prazer, estruturando e estabilizando a vida dos sujeitos; por outro pode se transformar em algo nada agradável e até incomodo, tornando nocivo à saúde. No ambiente de trabalho, os casos de desgaste são cada vez mais comuns, desencadeando situações complicadas, provocando o afastamento de professores das salas de aula por problemas de saúde. Diante de toda essa percepção houve a necessidade de se aprofundar no assunto e de alguma forma corroborar com a classe educadora, de forma que possam trabalhar melhores e mais satisfeitos. Foi realizado um questionário para medir a satisfação na vida e na profissão dos professores do ensino fundamental do município de Patos/PB, em que mede a satisfação na vida e na profissão das profissionais. Foi realizada uma pesquisa de campo de abordagem quantitativa, descritiva e correlacional, visando proporcionar maior familiaridade com o problema, de modo a torná-lo compreensível. Envolveu procedimentos técnicos e um levantamento de dados obtidos através dos resultados do questionário. No contexto perguntou-se sobre a satisfação da profissão na vida e no trabalho das participantes, e como estes estão caracterizados em termos de variáveis demográficas, perguntou-se se as participantes possuem outros vínculos laborais além da função de docente, quanto o tempo no cargo como professora, qual a carga horária semanal na função, para que com os resultados obtidos fosse observado se realmente há diferença entre as dimensões da satisfação com a vida e com o trabalho.
Descrição: RIBEIRO, F. M. S. A satisfação com a vida e com o trabalho de professores do ensino fundamental de Patos/PB. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22320
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Marta Santos Ribeiro.pdfPDF - Francisca Marta Santos Ribeiro836.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.