Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22321
Título: O teatro em sala de aula: uma experiência sobre o tema energia
Autor(es): Jacinto, Valderlan Ferreira
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Recursos metodológicos
Recursos didáticos
Teatro
Data do documento: 25-Set-2020
Resumo: Apresenta-se como trabalho de conclusão de curso os resultados do projeto intitulado “O teatro em sala de aula: uma experiência sobre o tema energia”, onde teve como objetivo a utilização do teatro em sala de aula como um recurso metodológico para abordar o tema energia e averiguar o entendimento dos alunos do ensino médio sobre os assuntos abordados no texto dramatúrgico. A proposta foi desenvolvida através do Grupo Impetus de Teatro Científico da Universidade Estadual da Paraíba, em ação desenvolvida numa enquanto bolsistas da Residência Pedagógica da universidade, em especial do Subprojeto do Curso de Licenciatura em Física, na ocasião atuamos no evento Café com Ciência. O Café com Ciência foi uma ação pedagógica que aconteceu em contra turno das escolas supracitadas e contemplou palestra, oficinas pedagógicas e apresentação de peça de teatro sobre o tema energia. Nesse trabalho a fundamentação teórica pauta-se nos estudos sobre a ciência, arte e o ensino de ciências, onde nos faz refletir sobre a importância da união de duas áreas distintas. Neste trabalho, a ciência e a arte, podendo observar autores defendendo essa junção, mais especificamente o uso teatro em sala de aula. A utilização dessa ferramenta tem um grande potencial além de ajuda na divulgação cientifica. A adaptação da obra de José Evangelista Moreira, que é intitulada como “bate papo sobre energia”, foi um dos pontos chaves para darmos andamento na nossa pesquisa, podendo assim destacar sua forma simples e regional de tratar o conceito físico de energia e suas transformações, destacando vários tipos de energia. Diante da ação concluída podemos destacar o grande potencial metodológico que é o teatro tem para comunicar temas de Ciência, no nosso caso da Física, podendo assim quebrar alguns tabus sobre as aulas de Física, fazendo com que elas sejam prazerosas, acolhedoras e espaços que os estudantes desejem está.
Descrição: JACINTO, Valderlan Ferreira. O teatro em sala de aula: uma experiência sobre o tema energia. 2020. 38 p. Trabalho de conclusão de curso. (Graduação em Física)- Universidade Estadual de Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22321
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valderlan Ferreira Jacinto.pdfPDF - Valderlan Ferreira Jacinto.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf452.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.