Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22326
Título: Identificação das aves nos parques urbanos de Campina Grande - PB: Parque da Criança e Parque Ecológico Bodocongó
Autor(es): Palmeira, Aldeir Barros
Palavras-chave: Aves
Biodiversidade
Paisagem urbana
Parques urbanos
Data do documento: 17-Out-2019
Resumo: A pesquisa objetivou iden tificar a distribuição das aves em dois parques urbanos de Campina Grande PB . Os parques urbanos escolhidos foram o Parque Ecológico Bodocongó e o Parque da C riança por suas relevâncias sociais e paisagística s para a cidade . Para tal distribuição e para levantar dados sobre a distribuição avifaunística foram realizadas observações durante o período de março de 2018 a abril 2019 , com duas observações ao mês em c ada parque. Foram utilizadas técnicas de registros fotográficos , identificação de sons e cader no de campo para a notação e confecção de uma lista das aves observadas. Os dados foram confrontados em guia s de identificação de indivíduos de aves existente s, com o objetivo de identificar as espécie s observadas e elaborar uma listagem das aves de ambos o s parques O levantamento pretende mostrar a importância dessas áreas para preservação d a comunidade avifauna presente e manutenção da biodiversidade. Foram ident ificadas no Parque de Criança 31 espécie s de aves d e 17 famílias de 28 gênero s , no Parqu e Ecol ógico Bodocongó foram registradas 62 espécies de ave s d e 29 famílias de 58 gêneros. A maior abundância de indivíduos notificada nos parques foi da família Thraupidae no P arque da C riança mostra se 7 espécie s, já no P arque Ecológico B odocongó 10 espécie s esta família é a que mais contribu i na composição avifaunística local. Concluímos que nos Parques Ecológico Bodocongó e da Criança existe uma considerável diversidade de aves e mostra a necessidade de preservação das áreas verdes no meio urbano.
Descrição: PALMEIRA, A. B. Identificação das aves nos parques urbanos de Campina Grande - PB: Parque da Criança e Parque Ecológico Bodocongó. 2019. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22326
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ALDEIR BARROS PALMEIRA.pdf4.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.