Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22328
Título: O açude e o Parque de Bodocongó: uma análise histórico-crítica sobre o projeto de "revitalização" e modificação do espaço geográfico
Autor(es): Farias, Luana Leal
Palavras-chave: Parque de Bodocongó
Projetos de revitalização
Projetos de requalificação
Espaços públicos
Data do documento: 6-Nov-2019
Resumo: Modelos de reestruturação do espaço são adotados com os mais diferentes aspectos, porém projetos de revitalização ganham ênfase no período contemporâneo, com especificidades de projetos de requalificação. Perante tais abordagens, é primordial compreender os conceitos qualificadores desses projetos, com isso utilizamos como objeto de estudo o açude e o Parque de Bodocongó, localizado no bairro com este mesmo nome, no município de Campina Grande/PB. No qual, foi proposto pela Administração pública um projeto de “revitalização” do entorno do açude, porém não foi o que ocorreu. Nesse contexto, a pesquisa teve como objetivo geral: analisar o projeto do parque de Bodocongó e constatar a execução do mesmo, e como objetivos específicos: caracterizar a função dos espaços públicos na malha urbana da cidade; Identificar os principais parques públicos do município; descrever o processo histórico do Açude de Bodocongó, local onde se encontra o objeto de estudo, e distinguir os processos de revitalização e requalificação para melhor entender tais conceitos. Ademais, a pesquisa utilizou-se de duas metodologias: o levantamento bibliográfico e materialismo histórico dialético para melhor embasamento do estudo. Chegando-se a conclusão que o projeto é de caráter requalificador e não de revitalização como proposto pela a Administração pública.
Descrição: FARIAS, L. L. O açude e o Parque de Bodocongó: uma análise histórico-crítica sobre o projeto de "revitalização" e modificação do espaço geográfico. 2019. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22328
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - LUANA LEAL FARIAS.pdf2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.