Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22330
Título: Tratamento de leucoplasia em língua com laser de diodo de alta potência: relato de caso
Autor(es): Freitas, Gustavo Araújo de
Palavras-chave: Leucoplasia oral
CIrurgia a laser
Mucosa oral
Saúde bucal
Data do documento: 7-Jul-2020
Resumo: A leucoplasia oral (LO) é a desordem com potencial de malignização mais comum na mucosa oral e não pode ser caracterizada pelos aspectos clínicos e histopatológicos como nenhuma outra doença. A biópsia incisional associada à análise microscópica é considerada o padrão-ouro para o diagnóstico, e a excisão com laser de alta potência é uma das modalidades de tratamento utilizada. O objetivo deste trabalho foi relatar um caso clínico de LO tratado com laser de diodo de alta potência e discutir os aspectos relacionados às suas características clínicas e histopatológicas. Paciente do sexo masculino, 61 anos de idade, não branco, tabagista e etilista, apresentou-se para avaliação de lesão assintomática em língua. Ao exame físico intraoral, observou-se uma placa branca localizada na borda de língua do lado esquerdo; medindo, aproximadamente, 4,0 X 2,0 cm; com contornos bem definidos e bordas irregulares. Após o diagnóstico clínico de LO, realizou-se biopsia incisional. Diante do diagnóstico histopatológico de displasia leve, optou-se pela remoção completa da lesão com laser de diodo de alta potência (808nm; 2,5W; modo contínuo) em dois tempos cirúrgicos, cujos diagnósticos foram, respectivamente, displasia leve e moderada. Após três meses, houve recidiva da lesão, e os achados microscópicos revelaram displasia severa. O paciente permanece em acompanhamento há seis meses, sem evidências de nova recidiva ou transformação maligna, apesar da continuidade dos hábitos nocivos de tabagismo e etilismo. Em conclusão, o laser de diodo de alta potência permitiu a remoção segura e eficaz de uma LO extensa sem sangramento transoperatório e promoveu cicatrização satisfatória no período esperado, sem efeitos adversos aos tecidos adjacentes.
Descrição: FREITAS, G.A. Tratamento de leucoplasia em língua com laser de diodo de alta potência: relato de caso. 2020. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22330
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gustavo Araújo de Freitas.pdfPDF - Gustavo Araújo de Freitas1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito869.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.