Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22331
Título: Técnicas de agitação da solução irrigadora na otimização do tratamento endodôntico: uma revisão de literatura
Autor(es): Ferreira, Luciliana de Oliveira
Palavras-chave: Terapias Complementares
Endodontia
Canal Radicular
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: A fase mais crítica da terapia endodôntica é o preparo do canal radicular que vai desde o diagnostico até a proservação. O sucesso do tratamento endodôntico depende do preparo químico-mecânico do sistema de canais radiculares, através da utilização de instrumentos e soluções irrigadoras eficazes, para então, obter-se uma obturação tridimensional de qualidade, evitando-se assim a reinfecção por microorganismos. O presente estudo, por meio de uma revisão de literatura, objetiva discorrer sobre as Técnicas de agitação da solução irrigadora na otimização do tratamento endodôntico. Foi realizada uma busca nas bases de dados: Pubmed, SciELO, BVS, Scopus e Web of Science, utilizando como descritores “endodontics”, “dental pulp cavity”. Foram incluídas pesquisas cientificas e revisões de literatura que abordassem as técnicas ou fizessem comparação com outras. Todas as técnicas mostram-se eficazes para serem utilizadas como auxiliares ao preparo químico mecânico, embora a Easy Clean tenha sido levemente superior à irrigação ultrassônica passiva e a XP- endo Finisher na remoção de detritos das regiões apicais do canal radicular, a Irrigação ultrassônica passiva ainda é a técnica consolidada na literatura e a que mais apresentou melhores resultados no terço apical, porém, estudos adicionais são necessários para determinar protocolos universais e quais as circunstâncias clínicas que a utilização dessa terapia alternativa é realmente necessária.
Descrição: FERREIRA, Luciliana de Oliveira. Técnicas de agitação da solução irrigadora na otimização do tratamento endodôntico: uma revisão de literatura. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22331
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Luciliana de Oliveira FerreiraPDF TCC LUCILIANA DE OLIVEIRA FERREIRA472.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTERMO DE DEPOSITO155.52 kBJPEGVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.