Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22333
Título: Utilização dos serviços de saúde por diabéticos segundo as características individuais de predisposição, disponibilidade e necessidade
Autor(es): Araújo, Carolina Lúcio Cunha de
Palavras-chave: Diabetes Mellitus
Serviços de Saúde
Atenção Primária à Saúde
Data do documento: 18-Jun-2020
Resumo: INTRODUÇÃO: O Diabetes Mellitus é uma doença crônica cuja prevalência tem crescido exponencialmente e que pode desencadear problemas ao portador como complicações sistêmicas e até na morte. Na tentativa de reduzir estes índices o que se espera dos serviços de saúde é que conheçam seus usuários para que as medidas de prevenção sejam implantadas, levando resultados positivos para a população. OBJETIVO: Investigar a utilização dos serviços de saúde por diabéticos do tipo 2 com relação às características individuais de predisposição, disponibilidade e necessidade. MATERIAIS/MÉTODOS: A pesquisa foi do tipo transversal e quantitativa, composta por 376 diabéticos cadastrados na Estratégia de Saúde da Família do município de Santa Luzia – PB. Foi aplicado um questionário para análise das características socioeconômica e demográfica da população, tendo como base o formulário estruturado constituído pela agregação de questões da Pesquisa Nacional de Saúde – PNS e itens relacionados às diretrizes para a Programação Pactuada e Integrada – PPI da Assistência à Saúde. A análise estatística descritiva foi realizada por meio do programa SPSS 20.0. RESULTADOS: Sobre as características sociodemográficas obteve-se predominância do sexo feminino (65,7%), faixa etária jovem adulta (40,4%), cor autodeclarada não branca (66,9%), com companheiro (60,5%), baixa escolaridade (62,2%), aposentado e/ou pensionista (58,4%) e residente em zona urbana (90,4%). Já com relação à utilização dos serviços de saúde 65,7% da amostra o fazia com regularidade e ainda foi identificada associação estatisticamente significativa entre utilização dos serviços de saúde e as variáveis: sexo (p < 0,001), cor autodeclarada (p = 0,003), estado civil (p = 0,035), escolaridade (p = 0,017), situação empregatícia (p = 0,024), renda mensal familiar (p < 0,001), cadastro em algum programa de renda mínima (p = 0,011), tempo de diagnóstico do diabetes (p < 0,001), quantidade de complicações sistêmicas (p = 0,013) e tratamentos usados para o diabetes (p < 0,001). CONCLUSÃO: Faz-se necessário mudanças no planejamento e atuação da ESF para implementar novas medidas de intervenção à prevenção e promoção de saúde, acesso e acolhimento dos usuários com a unidade de saúde. Pois, dessa forma, somando com uma maior capacitação dos profissionais envolvidos pode-se reduzir os índices de novos casos, como também, complicações sistêmicas, morbidade e mortalidade entre os diabéticos, independente do tempo de diagnóstico.
Descrição: ARAÚJO, Carolina Lúcio Cunha de. Utilização dos serviços de saúde por diabéticos segundo as características individuais de predisposição, disponibilidade e necessidade. 2020. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22333
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carolina Lúcio Cunha de Araújo.pdfPDF-Carolina Lucio Cunha de Araujo925 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito60.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.