Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22338
Título: Manifestações orais da sífilis e o papel do cirurgião-dentista no diagnóstico e tratamento
Autor(es): Araújo, Bárbara de Assis
Palavras-chave: Sífilis
Manifestações orais
Diagnóstico
Data do documento: 11-Set-2020
Resumo: Dentre as infecções sexualmente transmissíveis, a sífilis é uma das patologias que tem maior taxa de incidência mundial. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), acomete cerca de 12 milhões de pessoas no mundo, sendo 900 mil no Brasil. Diante disso, o presente estudo objetivou evidenciar as manifestações bucais desta condição e o papel do cirurgião-dentista nas diversas etapas do processo diagnóstico e terapêutico, por meio de uma revisão sistematizada da literatura disponível nas bases de dados Google Acadêmico, PubMed, SciELO e Lilacs, a fim de selecionar estudos que satisfizessem o objetivo da presente pesquisa. A pesquisa foi realizada utilizando as palavras-chave Sífilis, Manifestações orais e Diagnóstico, utilizando uma janela temporal de 2015 a 2020, totalizando 22 artigos escolhidos. Apesar da via sexual ser a mais comum, outras vias de contaminação também existem, sendo elas parenteral e vertical. É uma doença sistêmica, curável, causada pela bactéria Treponema pallidum e que apresenta diversas manifestações clínicas. Estas manifestações dependem do estágio clínico da doença sífilis, sendo então classificada como sífilis primária, secundária e terciária. A sífilis secundária é a que mais causa repercussões orais. Apesar da evolução científica quanto as formas de prevenção e tratamento, ainda há uma progressão de novos casos, potencializando o que já é um problema de saúde pública mundial. Por essa razão, o cirurgião-dentista deve estar preparado para reconhecer as manifestações orais e sistêmicas desta patologia para oferecer ao paciente infectado um prévio e correto diagnóstico que, consequentemente, irá resultar em um tratamento precoce, melhor prognóstico e condições de saúde.
Descrição: ARAÚJO, Bárbara de Assis. Manifestações orais da sífilis e o papel do cirurgião-dentista no diagnóstico e tratamento. 2020. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba. 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22338
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF_Bárbara_de_Assis_Araújo.pdfPDF_Bárbara_de_Assis_Araújo494.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC_Barbara_de_Assis_Araújo.pdfTermo_de_Depósito_TCC_Bárbara_de_Assis_Araújo158.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.