Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22341
Título: Panorama da violência doméstica : uma revisão
Autor(es): Buarque, Giovanna Colaço
Palavras-chave: Violência contra a mulher
Injúrias
Epidemiologia
Data do documento: 6-Out-2020
Resumo: A violência doméstica é um problema de saúde global que afeta principalmente mulheres e, mesmo com fatores socioeconômicos envolvidos, sustenta-se na cultura das sociedades. Durante os anos, leis em defesa das vítimas de violência doméstica foram sendo criadas, a exemplo da Lei Maria da Penha no Brasil, que criminaliza, pune os agressores e garante proteção à vítima. As agressões decorrentes da violência doméstica podem ser morais, psicológicas, sexuais e físicas, sendo a violência física e psicológica as mais praticadas, principalmente de forma combinada. As lesões decorrentes dessas agressões acometem todo o corpo, em destaque a região de cabeça, pescoço e face. O objetivo deste estudo foi reunir os principais dados a respeito do perfil das vítimas da violência doméstica contra a mulher assim como as principais lesões decorrentes das agressões físicas causadas por esse tipo de violência em área de atuação do cirurgião-dentista. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados: PubMed, Scielo e LILACS, no período de 2010 a 2020, utilizando os descritores: Violência contra a mulher, injúrias e epidemiologia, assim como seus correspondentes em inglês. Foram encontrados 238 artigos, dos quais 16 foram selecionados depois de processos de seleção. De acordo com os resultados obtidos nos artigos, é possível concluir que fatores socioeconômicos influenciam nos índices de violência doméstica, e que a maioria das lesões são de gravidade leve, acometendo tecidos moles em região de cabeça e pescoço, sendo a região bucal muito afetada nos episódios de violência. Dessa forma, o cirurgião-dentista tem o papel de diagnosticar, por trabalhar nas principais regiões acometidas, assim como de denunciar e auxiliar na prevenção da violência doméstica.
Descrição: BUARQUE, Giovanna Colaço. Panorama da Violência Doméstica : Uma revisão. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22341
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Giovanna Colaço Buarque.pdfPDF- Giovanna Colaço Buarque415.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito - Giovanna.pdfTermo de depósito105.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.