Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22344
Título: Queratocisto odontogênico: relato de caso clínico cirúrgico
Autor(es): Silva Neto, Wilson Valério da
Palavras-chave: Ceratocisto
Cistos Odontogênicos
Doenças Mandibulares
Data do documento: 14-Dez-2019
Resumo: Introdução: O queratocisto é uma forma distinta de cisto odontogênico, que merece atenção especial devido ao seu comportamento clínico agressivo e a sua alta taxa de recidiva, além de apresentar aspectos histológicos específicos. Em 2005 foi classificado pela OMS como tumor odontogênico ceratocístico, entretanto em 2017 voltou à sua nomenclatura original por apresentar características incompatíveis com processos neoplásicos. Objetivo: Apresentar um relato de caso clínico cirúrgico de queratocisto odontogênico. Relato de caso: Paciente, 27 anos, sexo feminino, leucoderma. Nega hábitos e vícios. No exame físico intraoral apresenta higiene oral regular e abaulamento na região retromolar esquerda, sem relação com fatores traumáticos, assintomática e sem expansão das corticais ósseas. No exame radiográfico foi observado uma área radiolúcida na região dos molares inferiores do lado esquerdo. Obteve a hipótese diagnóstica de queratocisto odontogênico. O tratamento proposto foi a enucleação para biópsia excisional da lesão com curetagem severa, preservando o nervo alveolar inferior, e com proservação de seis meses. Considerações Finais: O sucesso do tratamento depende do diagnóstico, que inclui achados clínicos, imaginológicos e histopatológicos. A proservação da paciente é fundamental, pois essa lesão apresenta altas taxas de recidiva.
Descrição: SILVA NETO, Wilson Valério da. Queratocisto odontogênico: relato de caso clínico cirúrgico. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22344
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wilson Valério da Silva Neto.pdfPDF - Wilson Valério da Silva Neto1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de deposito.pdfTermo de depósito152 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.