Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22357
Título: Tratamento fisioterapêutco em paciente com acondroplasia e estenose do canal vertebral: relato de caso
Autor(es): Rocha, Cíntya Carolinne Fialho da
Palavras-chave: Acondroplasia
Estenose do canal vertebral
Fisioterapia
Data do documento: 30-Set-2020
Resumo: Introdução: A acondroplasia ou doença de Parrot é a principal causa do nanismo genético do tipo dominante clássico. Nos indivíduos com acondroplasia podem ocorrer mudanças estruturais e funcionais importantes, que podem estar associadas a alterações da coluna vertebral. Objetivo: Relatar o caso de uma paciente com diagnóstico clínico de acondroplasia e estenose do canal vertebral e discutir os resultados de uma intervenção fisioterapêutica. Método: Trata-se de um relato de caso do tipo retrospectivo longitudinal, com um sujeito, que foi submetido a um protocolo de intervenção fisioterapêutica baseada em cinesioterapia e terapia manual. Foi realizada uma análise descritiva dos resultados obtidos através da Inspeção Estática; Inspeção Dinâmica; Palpação; Goniometria; Prova de função muscular e Testes Especiais. Resultados e discussão: Observou-se após um protocolo de quatro semanas que incluiu exercícios para a coluna lombar: alongamentos, fortalecimentos, estabilização segmentar, terapia manual, exercícios de equilíbrio e coordenação, e orientações posturais, que houve uma melhora significativa nos desfechos: dor, equilíbrio, amplitude de movimento, atenuação da cifoescoliose e hiperlordose da paciente incluída neste estudo. Conclusão: A intervenção fisioterapêutica baseada em exercícios e terapia manual mostrou-se eficaz para favorecer condições de estrutura e funções do corpo, que comprometiam a funcionalidade da paciente acondroplásica.
Descrição: ROCHA, C.C.F. Tratamento fisioterapêutico em paciente com acondroplasia e estenose do canal vertebral: relato de caso. 2020. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22357
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cíntya Carolinne Fialho da Rocha.pdfPDF - Cíntya Carolinne Fialho da Rocha739.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito .pdfTermo de depósito391.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.