Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22359
Título: A atuação do Sistema Internacional durante a descolonização de Angola
Autor(es): Almeida, Ruthe Viana de
Palavras-chave: Descolonização angolana
Impacto internacional
Inserção internacional
Pós-Colonialismo
Data do documento: 2-Out-2020
Resumo: Este artigo tenta compreender como iniciou o processo revolucionário angolano a partir da análise da Guerra de Independência e da Guerra Civil dentre os períodos de 1960 a 2002 e como foi o processo de inserção angolano no Sistema Internacional. Ademais, explica a gênese das disputas entre os três principais Movimentos de Libertação de Angola (MPLA, FNLA e UNITA), e as dificuldades enfrentadas pelos mesmos, no sentido de se unirem e formarem uma única força política e militar, a qual acabaram por atrair interesse tanto dos EUA, URSS, Cuba, África do Sul, e outros. Para tal, se realiza uma pesquisa de caráter exploratório acerca da análise dos acontecimentos desde a colonização, dos aspectos políticos e como esses impactaram na Angola-colônia. Delimitando os objetivos específicos em: explicar o conceito de colonização, descrever o início da colonização Angolana e analisar a razão dos angolanos lutarem pela sua independência. Juntamente com a criação de grupos de libertação que foram incentivados/financiados por outros países, e quais impactos a atuação desses atores internacionais refletiram na Angola a partir de uma perspectiva Pós-Colonial.
Descrição: ALMEIDA, R. V. de. A atuação do Sistema Internacional durante a descolonização de Angola. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22359
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ruthe Viana de Almeida.pdfPDF- Ruthe Viana de Almeida504.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdf.pdfTermo de Depósito3.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.