Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22361
Título: Custo de agência e governança corporativa: um estudo nas companhias do setor energético brasileiro
Autor(es): Oliveira, Ádria Tayllo Alves
Palavras-chave: Custo de agência
Governança corporativa
Setor energético.
Data do documento: 10-Ago-2016
Resumo: Os custos de agência surgem da dissolução entre proprietário e o administrador da empresa, e são denominados de gastos necessários para reduzir a assimetria informacional, alinhando o interesse do principal-agente. Neste sentido, a governança é um mecanismo que protege o capital dos proprietários, e que reduz o conflito de agência. Isto posto, o objetivo desta pesquisa é analisar o custo de agência e os mecanismos internos de governança corporativa nas companhias com e sem influência governamental do setor energético brasileiro. O universo da pesquisa abrange as empresas do setor energético brasileiro e os bancos de dados utilizados neste estudo foram o Economática® e formulário de referências no website da BM&FBOVESPA, sendo deles coletados 60 elementos, no período de 2010 a 2015 (10 empresas por ano). A pesquisa foi elaborada em duas fases: na primeira, analisaram-se, por meio estatístico descritiva e a segunda verificaram-se as médias das companhias sem e com participação estatal por meio do teste Wilcoxon-Mann-Whitney. Os resultados demonstraram que as companhias com participação estatal possuem maiores custos de agência ligados a variável TRA. Quando a variável é analisada for baseada nas despesas discricionárias (RDV) as empresas sem participação acionária detêm maiores custos de agência. Já tamanho e independência do conselho e média salarial da diretoria, evidenciou-se que ambas as companhias obtiveram médias iguais nas variáveis citadas. Ressalta-se que a única variável ligada a governança corporativa que não obteve média semelhante foi a concentração acionária, que revelou que as empresa sem participação estatal possuem maior concentração capital e tendem a ter maior custo de agência entre acionista majoritário e minoritária.
Descrição: Oliveira, Ádria Tayllo Alves. Custo de agência e governança corporativa: um estudo nas companhias do setor energético brasileiro. 2016.43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Contabilidade de Custo para Tomada de Decisão). Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Campina Grande. 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22361
Aparece nas coleções:I - CCTD - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adria Tayllo Alves Oliveira.pdf898.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC (2).pdf62.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.