Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22372
Título: “O fantástico mistério de Feiurinha": da tradição oral à narrativa moderna
Autor(es): Rodrigues, Natália dos Santos Brito
Palavras-chave: Conto de fadas
Cultura oral popular
Literatura infantojuvenil
Pedro Bandeira
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: O presente estudo tem como objetivo mostrar a cultura popular através da narrativa O fantástico mistério de Feiurinha, de Pedro Bandeira, bem como a importância da literatura infantojuvenil. Embora a narrativa retrate um espaço e um tempo bem distintos da maioria dos clássicos advindos da tradição oral por tratar-se de uma narrativa moderna é possível apontar algumas semelhanças, como por exemplo a forma como essas histórias sugiram e perpassaram os séculos. A obra em análise aponta traços dessa tradição tão relevante na construção da identidade cultural. Tratando desta temática numa perspectiva popular, compreende-se que a tradição oral segue as transformações sociais e se faz relevante. Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, onde procuramos evidenciar as semelhanças entre as narrativas advindas da tradição oral. O estudo fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Ayala (2003), Cademartori (2006); Coelho (2012), Cunha (2003), Colomer (2017), Xidieh (1993), Zilberman (2014), dentre outros autores que dialogam com os contos de fadas e seu reconto na modernidade.
Descrição: RODRIGUES. N. dos S. B.“O fantástico mistério de Feiurinha": da tradição oral à narrativa moderna. 2019. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22372
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia -Natália dos Santos Brito Rodrigues.pdfPDF - Natália dos Santos Brito Rodrigues700.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Natália dos Santos Brito Rodrigues- Termo de depósito.pdfTermo de Depósito710.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.