Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22391
Título: Slackline na Formação de Professores (as) de Educação Física: Notas sobre um Trabalho Colaborativo, Crítico e atento à Cultura Digital
Autor(es): Santana, Daniel Batista
Palavras-chave: Educação Física escolar
Formação de Professores
Slackline
Cultura Digital
Data do documento: 16-Out-2020
Resumo: Essa pesquisa se localiza no âmbito de formação de professores (as) de Educação Física, especificamente, do componente curricular Práticas Corporais de Aventura do curso de licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba. Tem como objetivo geral apresentar e refletir uma experiência de ensino e aprendizagem a partir de uma oficina do conteúdo slackline pautada em uma perspectiva crítica, colaborativa e atenta a cultura digital. E enseja, especificamente: I) analisar as possibilidades pedagógicas do gênero digital meme na formação de professores (as) de Educação Física; II) estimular a formação do professor como intelectual transformador e atento à realidade escolar e; III) apontar possibilidades do conteúdo slackline da escola, de maneira que sejam expostas e problematizadas algumas dimensões teórico-metodológicas e didático-pedagógicas do processo de ensino e aprendizagem. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, contando como instrumento de registro o diário de campo da oficina; os registros, por sua vez, somam-se a um recorte de sete produções dos discentes do gênero digital meme para compor o corpus de análise deste estudo. A análise recorreu-se a um processo de cotejamento dos dados numa perspectiva de sobreposição de dados e um olhar minucioso sobre como os participantes atribuíram valor aos momentos da pesquisa. Como resultados foi possível perceber que: a) existe a necessidade de uma formação em uma perspectiva de ecologia colaborativa que busque formar professores (as) de Educação Física como intelectuais transformadores, haja vista a atual conjuntura sócio-política brasileira; b) Devido à escassez de produção científica que apontam para a prática de ensino do slackline na formação inicial atenta a cultura digital, essa proposta torna-se passo para reflexão, rearticulada à diferentes realidades enquanto uma proposta que encaminhe discussões importantes para a formação do professor de Educação Física e; c) sobre as produções do gênero digital meme, foi possível notar que esse gênero, apesar de ser pouco explorado no âmbito da área, contribuiu de maneira singular para problematizar questões tão caras a Educação Física escolar, nesse sentido, tal recurso pode ser inserido de maneira profícua tanto na formação de professores como na educação básica. Além disso, as ações pedagógicas da oficina articularam diálogos entre as ciências humanas e biológicas a partir de pontos de intersecção, a qual o conteúdo slackline permite; propôs a vivência da docência do slackline a partir de eixos temáticos; reafirmou a importância da mediação pedagógica do professor para com as tecnologias digitais; instigou o compartilhamento de saberes relevantes a ressignificação da Educação Física escolar.
Descrição: SANTANA, Daniel Batista. Slackline na Formação de Professores (as) de Educação Física: Notas sobre um Trabalho Colaborativo, Crítico e atento à Cultura Digital. 2020. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22391
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniel Batista Santana.pdfTCC - Daniel Batista Santana2.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf163.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.