Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22395
Título: A escolha pela Licenciatura em Física: Uma análise feita com estudantes ingressantes na UEPB no semestre 2015.1.
Autor(es): Vasconcelos, Valter Costa de
Palavras-chave: Licenciatura em Física
Formação de Professores
Carreira Profissional
Data do documento: 27-Out-2020
Resumo: Os processos seletivos de ingresso de estudantes no ensino superior têm passado por profundas transformações ao longo dos anos no Brasil. Diversos pesquisadores da área educacional tem se dedicado a investigar os fatores que influenciam na escolha pelos cursos de formação de professores. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar os resultados obtidos em uma pesquisa realizada com estudantes ingressantes no curso de Licenciatura em Física da UEPB no que tange ao perfil originário desses estudantes, os motivos que influenciaram na escolha do curso, suas aspirações futuras e opiniões acerca da valorização da carreira docente perante a sociedade. Para tanto fizemos uso de um questionário com 15 perguntas, dividido em 3 partes. Obtivemos como resultado que o ingresso da maior parte dos estudantes aconteceu por afinidade com a área, mercado de trabalho amplo e conseqüentemente pela influência do professor da Educação Básica. Observamos uma rejeição pela carreira docente na Educação Básica por parte dos estudantes ingressantes potencializada pelo baixo salário, a falta de valorização da profissão por parte da sociedade e a precariedade vivenciada por grande parte das escolas públicas brasileiras. A investigação com os estudantes ingressantes torna-se importante para compreender os prováveis mediadores da escolha pela Licenciatura em Física e entender de que forma os problemas atuais da valorização docente interferem na possível atuação na Educação Básica.
Descrição: VASCONCELOS, Valter Costa de. A Escolha pela Licenciatura em Física: Uma análise feita com estudantes ingressantes na UEPB no semestre 2015.1. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22395
ISSN: 21. ed. CDD 530
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Valter Costa de Vasconcelos.pdfPDF- Valter Costa de Vasconcelos930.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito574.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.