Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22412
Título: Relato das experiência de estágios supervisionados desenvolvidos no curso em geografia/Ceduc/UEPB
Autor(es): Santos, Janaína da Silva
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Ensino em geografia
Projeto de intervenção
Experiência de ensino
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal relatar as experiências vivenciadas nos Estágios Supervisionados em Geografia I, II e III, disciplinas obrigatórias do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Os Estágios foram realizados em escolas distintas. O estágio I se deu apenas para observação e os demais para regência. O Estágio Supervisionado I foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, está localizada na Rua Alice Galdêncio, 2500, Bairro Santo Antônio. O Estágio Supervisionado II ocorreu na Escola Municipal Padre Antonino, está localizada na Rua Carlos Alberto de Sousa, 255, Bodocongó e o Estágio Supervisionado III, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo (Polivalente), está localizada na Rua Elpídio de Almeida, n. 25, Bairro Catolé, todas as escolas estão se encontram na cidade de Campina Grande-PB. Tendo em vista a importância da realização do estágio supervisionado em Geografia, e os benefícios que o mesmo oferece aos graduandos em licenciatura, dispondo a oportunidade de conhecer seu futuro ofício e compreender os saberes que são desenvolvidos ao longo da sua realização, pois é neste momento que o aluno-estagiário tem seu primeiro contato com a sala de aula e em tudo o ambiente escolar como professor. Através de esta oportunidade impar, foi desenvolvida a incumbência de usar as experiências obtidas nos estágio, como pesquisa monográfica. Deste modo, relatando passo a passo as experiências vivenciadas no estágio I, o qual foi realizado na modalidade de observação da didática do professor e do funcionamento da dinâmica escolar, nas turmas de ensino fundamental e médio. O Estágio II, realizado na turma de 7º ano do ensino fundamental, com o objetivo de lecionar e desenvolver um projeto de intervenção junto à turma e por fim, o Estágio Supervisionado III, realizado com a turma do 1º ano do ensino médio, na qual foi dada a continuidade no projeto de intervenção. A partir das experiências obtidas durantes os três estágios, foi possível compreender a importância da prática pedagógica, tanto pela oportunidade de estar inseridos na escola acompanhando o trabalho docente e construindo uma visão crítica da realidade educacional no ensino básico quanto pela possibilidade de pensar estratégias de superação dos desafios vivenciados e visualizados.
Descrição: SANTOS, J. da S. Relato das experiência de estágios supervisionados desenvolvidos no curso em geografia/Ceduc/UEPB. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22412
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JANAÍNA DA SILVA SANTOS.pdf2.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.