Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22413
Título: A relevância do Programa Residência Pedagógica na formação do professor de geografia
Autor(es): Freitas, Edilene da Costa
Palavras-chave: Residência pedagógica
Formação de professor
Ensino de geografia
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: O Programa Residência Pedagógica oferece subsídios para que o residente possa participar e desenvolver um projeto de intervenção pedagógica, para aprimorar a aprendizagem dos alunos e elevar seus conhecimentos durante a sua formação inicial como professor. O presente trabalho tem como principal objetivo discutir a importância de estar inserida no Programa Residência Pedagógica, subprojeto de Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. A partir dos relatos de experiências adquiridas no âmbito do programa, na Escola Municipal Padre Antonino, localizada no Bairro de Bodocongó, na cidade de Campina Grande-PB, apresentando como é relevante fazer parte do convívio escolar, buscando aprender como se dá o ensino da disciplina de Geografia na sala de aula, se orientando pela professora preceptora da escola campo de estágio, além de identificar as dificuldades e a concepção dos alunos sobre a metodologia empregada através da aplicação de um questionário diagnóstico. Sendo assim, uma pesquisa de cunho descritiva, onde os alunos participam em conjunto com o universitário e a professora elaborando aulas que despertem mais o interesse pelos conteúdos geográficos, em busca de um melhor aprendizado e assimilação com o cotidiano. O programa me oportunizou a prática docente, e o conhecimento da realidade do espaço escolar. A socialização com os alunos e os ensinamentos da professora foram essenciais para a minha formação como professora de Geografia, me preparando para lidar com os imprevistos e os desafios que o licenciando irá enfrentar durante a sua atuação no processo educacional.
Descrição: FREITAS, E da C. A relevância do Programa Residência Pedagógica na formação do professor de geografia. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22413
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - EDILENE DA COSTA FREITAS.pdf1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.