Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22417
Título: | Dificuldades de aprendizagem e práticas pedagógicas lúdicas: uma abordagem histórico-cultural |
Autor(es): | Oliveira dos Santos, Giszelia |
Palavras-chave: | Dificuldades de aprendizagem Teoria Histórico-Cultural Prática pedagógica Ludicidade. |
Data do documento: | 27-Out-2020 |
Resumo: | As dificuldades de aprendizagem são um fenômeno complexo e estão presentes nas escolas brasileiras. Diante dessa problemática, o presente estudo objetivou refletir sobre as Dificuldades de Aprendizagem em uma perspectiva histórico-cultural e elencar algumas atividades lúdicas como mediadores de práticas docentes que desenvolvam a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliografica considerando três aspectos principais: 1) aproximações conceituais à Teoria Histórico-Cultural, 2) Dificuldades de Aprendizagem e 3) atividades pedagógicas lúdicas para que os docentes possam trabalhar as Dificuldades de Aprendizagem por meio da ZDP. Conclui-se que através da prática pedagógica o professor é capaz de mediar processos de aprendizagem e de desenvolvimento, possibilitando a construção do conhecimento dos alunos. |
Descrição: | SANTOS, G. O. dos. Dificuldades de aprendizagem e práticas pedagógicas lúdicas: uma abordagem histórico-cultural. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22417 |
ISSN: | CDD 370.152 3 |
Aparece nas coleções: | I - DHEE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Giszelia Oliveira dos Santos.pdf | PDF - Giszelia Oliveira dos Santos | 607.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Deposito.pdf | Termo de Deposito | 35.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.