Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22417
Título: Dificuldades de aprendizagem e práticas pedagógicas lúdicas: uma abordagem histórico-cultural
Autor(es): Oliveira dos Santos, Giszelia
Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem
Teoria Histórico-Cultural
Prática pedagógica
Ludicidade.
Data do documento: 27-Out-2020
Resumo: As dificuldades de aprendizagem são um fenômeno complexo e estão presentes nas escolas brasileiras. Diante dessa problemática, o presente estudo objetivou refletir sobre as Dificuldades de Aprendizagem em uma perspectiva histórico-cultural e elencar algumas atividades lúdicas como mediadores de práticas docentes que desenvolvam a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliografica considerando três aspectos principais: 1) aproximações conceituais à Teoria Histórico-Cultural, 2) Dificuldades de Aprendizagem e 3) atividades pedagógicas lúdicas para que os docentes possam trabalhar as Dificuldades de Aprendizagem por meio da ZDP. Conclui-se que através da prática pedagógica o professor é capaz de mediar processos de aprendizagem e de desenvolvimento, possibilitando a construção do conhecimento dos alunos.
Descrição: SANTOS, G. O. dos. Dificuldades de aprendizagem e práticas pedagógicas lúdicas: uma abordagem histórico-cultural. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22417
ISSN: CDD 370.152 3
Aparece nas coleções:I - DHEE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Giszelia Oliveira dos Santos.pdfPDF - Giszelia Oliveira dos Santos607.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de Deposito35.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.