Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22427
Título: | A deficiência intelectual e as dificuldades de aprendizagem na educação infantil |
Autor(es): | Cardoso, Merolingea Manuelly Gomes |
Palavras-chave: | Deficiência intelectual Aprendizagem Educação infantil |
Data do documento: | 11-Nov-2019 |
Resumo: | Este trabalho teve como objeto de estudo a Deficiência Intelectual que é um atraso cognitivo, caracterizada por limitações no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo. Causando dificuldades motoras, dificuldades de se comunicar, compreender regras, raciocinar, manter relações pessoais e resolver problemas, trazendo dificuldades na aprendizagem. O objetivo geral deste trabalho é trazer informações para os professores sobre a Deficiência Intelectual suas principais características e suas implicações pedagógicas, apresentando sugestões de estratégias que podem ser usadas para facilitar a aprendizagem do aluno com DI. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica qualitativa, analítica para a construção do referencial teórico. Um estudo de caso, onde foi feito uma entrevista com a mãe da criança para saber as causas do DI, uma observação do comportamento do aluno em sala de aula buscando entender melhor suas principais necessidades, e entrevista com a mãe e professora da criança com a finalidade de saber suas maiores dificuldades no ensino do aluno. Os autores que contribuiram para embasar o estudo foi Vieira (2017), Gomes (2010), Almeida (2012), entre outros, que relatam em suas obras sobre a Deficiência Intelectual e as práticas pedagógicas. Como resultado pode-se concluir que o professor tem um papel fundamental na aprendizagem do aluno, sendo assim dá-se a importância dele conhecer as dificuldades de aprendizagem para auxiliar o aluno com DI em sua busca pelo conhecimento, por conseguinte a criança com deficiência intelectual quando amparado é capaz de se desenvolver e aprender, com o uso de estratégias adequadas as suas necessidades, sendo possível que ela desenvolva suas habilidades |
Descrição: | Cardoso, M. M. G. A deficiência intelectual e as dificuldades de aprendizagem na educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22427 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Merolingea Manuelly Gomes Cardoso | PDF - Merolingea Manuelly Gomes Cardoso | 1.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 344.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.