Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22428
Título: A importância do residência pedagógica no ensino de geografia; um estudo de caso na E.E.E.F Rodrigues de Carvalho, Araçagi/PB
Autor(es): Oliveira, Josineide Alves de
Palavras-chave: Ensino de geografia
Ensino médio
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 6-Nov-2020
Resumo: Em meio à sociedade contemporânea, busca-se no âmbito educacional um ensino-aprendizagem significativo, voltado a fazer o aluno pensar, interpretar e questionar. A disciplina de Geografia é fundamental nesse processo de construção do conhecimento crítico de acordo com Vesentini (2004), diante disso, a presente pesquisa tem como principal objetivo analisar a importância deste ensino na educação básica, especificamente no ensino médio, para formar cidadãos críticos dentro de uma sociedade que está em constantes mudanças em seu espaço, refletindo sobre a relevância do professor enquanto mediador do ensino ao utilizar metodologias diferenciadas, dinamizando o ensino de geografia, possibilitando ir além da educação que produz conformidade e consenso. O docente deve atentar a buscar, um ensino que frutifique relações de diálogos, aguce a criticidade, na busca por uma educação significativa, bem como mostrar novas estratégias para o ensino-aprendizagem de Geografia no ensino médio, tendo com o estudo de caso a Escola Estadual de Ensino Fundamental Rodrigues de Carvalho, no município de Araçagi/PB. A pesquisa apresentada foi desenvolvida com base em informações bibliográficas de diferentes autores e autoras que abordam o tema tais como Pontuschka; Paganelli; Cacete (2009), Castrogiovanni (2010), Reffatti (2007) e Rossato; Silva (2007). Além disso, se fez uso de uma pesquisa qualitativa com base documental, aplicando um questionário com alunos do 1º e 3º ano pois estas são turmas onde os bolsistas do Programa Residência Pedagógica foram alocados na referida escola. Os resultados dessa pesquisa mostrar a relevância do programa residência pedagógica para educação geográfica, os licenciados e para os alunos tornando a aprendizagem dos mesmos mais significativas.
Descrição: OLIVEIRA, J. A. de. A importância do residência pedagógica no ensino de geografia: um estudo de caso na E.E.E.F. Rodrigues de Carvalho, Araçagi/PB. 2020. 33f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22428
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josineide Alves de OliveiraPDF - Josineide Alves de Oliveira1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito784.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.