Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22434
Título: As coxias de uma aula experimental: a técnica sobe ao palco do eletromagnetismo
Autor(es): Gonçalves, Gerson
Palavras-chave: Motor magnético
Atividade experimental
Ensino de Física
Eletromagnetismo
Data do documento: 14-Nov-2020
Resumo: A experimentação aparece, constantemente, entre Licenciandos de Física como uma das melhores abordagens para o Ensino de Física. No entanto, além da ausência de trabalhos empíricos que embasem essa afirmativa, a experimentação também possui como desafios a serem superados o conhecimento e a técnica de professores para a construção e manipulação de aparatos experimentais. Considerando que este tipo de expertise é importante para o planejamento de atividades experimentais que enriqueçam as aulas, este trabalho apresenta detalhes da construção de um aparato experimental (motor eletromagnético simples) voltado para utilização didática. O aparato construído permite variar as grandezas envolvidas em seu funcionamento, como campo magnético, corrente e tensão elétricas, de forma a propiciar uma aula que possa se constituir num ambiente de investigação. Ele se constitui um exemplo de como habilidades técnicas acrescidas dos conhecimentos teóricos complementam a formação de um professor de física e trazem novas perspectivas. Como sugestão para outros professores, apresentamos uma proposta de atividade experimental utilizando o objeto, bem como possíveis problemas que podem surgir num manuseio inadequado.
Descrição: GONCALVES, GERSON. As coxias de uma aula experimental: a técnica sobe ao palco do eletromagnetismo. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22434
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gerson GonçalvesPDF - Gerson Gonçalves1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito248.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.