Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22438
Título: Percepção e sentimentos das mulheres ao exame citopatológico do colo do útero: relato de experiência
Autor(es): Rocha, Fábio Araújo
Palavras-chave: Câncer de Colo Uterino
Saúde da Mulher
Exame Papanicolau
Data do documento: 3-Jul-2020
Resumo: O Câncer do Colo do Útero é causado pela infecção por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV. Alterações que são descobertas no exame preventivo (conhecido também como Exame Citopatológico ou Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) os enfermeiros identificam as mulheres para a realização do exame. Objetivo: Relatar a experiência de um graduando de enfermagem no atendimento de Saúde da Mulher durante o estágio na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Metodologia: Estudo descritivo na modalidade Relato de Experiência das ações realizadas durante o atendimento de Saúde da Mulher de um graduando do 9º período de enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, durante o Estágio Supervisionado na Rede de Atenção Primária a Saúde na UBSF do Araxá, localizada no Município de Campina Grande – PB. Relato: Os atendimentos incluíram as mulheres que eram agendadas para realização da citologia oncótica (Papanicolau), exame de extrema importância para a saúde da mulher que busca a prevenção de doença, visto que a evolução do câncer de colo uterino é lenta e com isso se torna possível atuar no rastreamento e no tratamento precoce. Considerações Finais: Considerando os objetivos do trabalho e diante da experiência vivenciada, verificou-se que realmente há fatores emocionais que dificultam a prevenção do câncer de colo de útero, e que é possível minimizar estas barreiras através de acolhida, esclarecimentos, ações práticas humanizadas e escuta. Nesse contexto a sensibilidade por parte do profissional enfermeiro, o trabalho em equipe e a educação em saúde tornam-se essenciais para que haja uma abrangente atenção primária em saúde. Palavras-Chave: Câncer de Colo Uterino. Saúde da Mulher. Exame Papanicolau.
Descrição: ROCHA, FÁBIO. Percepção e sentimentos das mulheres ao exame citopatológico do colo do útero: relato de experiência. 2020. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22438
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fábio Araújo Rocha.pdfPDF - Fábio Araújo Rocha560.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito148.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.