Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22452
Título: A promoção da saúde para uma melhor qualidade de vida e autonomia dos deficientes visuais
Autor(es): Andrade, Brenno de Lucena
Palavras-chave: Autonomia
Deficiência visual
Educação Física
Data do documento: 28-Set-2020
Resumo: No presente relato de experiência intitulado: "A PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA E AUTONOMIA DOS DEFICIENTES VISUAIS", desenvolvido basicamente a partir das aulas/intervenções no componente curricular de ESTÁGIO SUPERVISIONADO III pela Universidade Estadual da Paraíba no curso de licenciatura em Educação Física, realizado no Instituto dos Cegos em Campina Grande, onde buscamos realizar atividades com o intuito de gerar mais qualidade de vida aos alunos do Instituto, bem como consequência dessas atividades propostas, a questão de uma melhor autonomia e socialização entre os mesmos. Considerando a realidade encontrada e dificuldades como: tempo reduzido de aula, público heterogêneo em idade e gênero, poucos materiais de apoio (pesquisas e artigos relacionados a Educação Física para pessoas com deficiência visual); procuramos desenvolver nossas aulas de Educação Física de forma interativa e dinâmica para levarmos mais qualidade de vida para os alunos. O objetivo desse trabalho é relatar as experiências e o desencadear do estágio supervisionado, que tínhamos por principal meta a promoção da qualidade de vida, e como temas transversais buscamos auxiliar os alunos do Instituto a explorar recursos e aguçar seus sentidos, como audição, tato e uma melhor coordenação motora na realização das mais variadas atividades do cotidiano, ou seja, melhorar sua autonomia. A nossa metodologia utilizou-se de aulas práticas, valorizando o processo de aprendizagem junto a dinâmicas diversas, como a utilização da ginástica laboral, futebol de cinco, musculação e natação, construindo maior interação entre si. Procuramos assim, visualizar o aspecto evolutivo dos alunos, em consequência, a necessidade de uma preocupação constante com a renovação e adaptação de experiências educativas através de atividades laborais e motoras. Este processo viu-se fortalecido pela inter-relação entre o homem e o meio, suas características, influências e potencialidades, mostrando a responsabilidade da Educação Física no desenvolvimento do ser humano enquanto ser individual, social e cultural em sua integralidade.
Descrição: ANDRADE, BRENNO DE LUCENA. A promoção da saúde para uma melhor qualidade de vida e autonomia dos deficientes visuais. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22452
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Brenno de Lucena AndradePDF - Brenno de Lucena Andrade1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.