Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2246
Título: Avaliação da atividade antimicrobiana dos extratos alcóolicos preparados a partir dos frutos (casca e polpa) de Citrus Sinensis (L.) osbeck –variação: pêra e navel- frente a bactérias e fungos patogênicos
Autor(es): Sousa, Marina Cínthia de
Palavras-chave: Laranja
Atividade antimicrobiana
Frutas
Data do documento: 5-Nov-2013
Resumo: A laranja -Citrus sinensis (L.) Osbeck- é uma das frutas mais populares mundialmente, além de ser considerada um importante alimento funcional, por ser fonte de nutrientes e compostos biologicamente ativos capazes de agir na promoção da saúde e prevenção de doenças. Este estudo teve como objetivo avaliar a atividade antimicrobiana dos extratos alcóolicos preparados a partir dos frutos (casca e polpa) de Citrus sinensis (L.) Osbeck –variação: pêra e navel- frente a bactérias e fungos patogênicos. A metodologia consistiu no uso de cepas Staphylococcus aureus ATCC 25923; Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853; Escherichia coli ATCC 25922; Candida albicans ATCC 76645; Candida glabrata ATCC 15545; Candida tropicallis ATCC 13803. Após enriquecimento em caldo BHI, uma alíquota de cada crescimento foi semeada em ágar Mueller-Hinton (bactérias) e ágar Sabouraud (fungos), em seguida foi realizada a triagem da atividade antimicrobiana através da determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) e por fim, observou-se a atividade do extrato em associação com antibacterianos de uso na clínica frente à Staphylococcus aureus. Os extratos testados não apresentaram atividade antimicrobiana visto que não foi observado halo de inibição frente às cepas ensaiadas. O teste de sensibilidade aos antimicrobianos (TSA) mostrou resistência de Staphylococcus aureus frente à ampicilina e seus respectivos extratos.
Descrição: SOUSA, M. C. de. Avaliação da atividade antimicrobiana dos extratos alcóolicos preparados a partir dos frutos (casca e polpa) de Citrus Sinensis (L.) osbeck –variação: pêra e navel- frente a bactérias e fungos patogênicos. 2013. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2246
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marina Cínthia de Sousa.pdfMarina Cínthia de Sousa462.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.