Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22460
Título: Leitura de literatura nos anos iniciais do ensino fundamental: o trabalho pedagógico com os livros literários
Autor(es): Costa, Adrienny Gomes da
Palavras-chave: Literatura Infantil
Leitura de literatura
Infância
Data do documento: 27-Out-2020
Resumo: Esta monografia tem como objeto de estudo a leitura de literatura infantil, partindo da seguinte questão: os(as) professores(as) utilizam os livros de literatura infantil no processo de desenvolvimento da aprendizagem das crianças de 4º ano do Ensino Fundamental? Consideramos que os livros literários infantis têm muito a contribuir no processo de aprendizagem e formação leitora da criança. Desse modo, é necessário que o(a) professor/a inclua esses livros na sua prática pedagógica. Nessa perspectiva, elegemos como objetivo geral, compreender o trabalho com os livros literários infantis no processo de desenvolvimento e formação leitora das crianças levando em consideração as ações pedagógicas com a leitura de literatura em salas de aula do 4º ano do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, discutir a importância de trabalhar com a leitura de literatura no desenvolvimento da aprendizagem das crianças; analisar a presença dos livros infantis na sala de aula; e observar as ações pedagógicas voltadas ao trabalho com a leitura de literatura. A metodologia utilizada na pesquisa qualitativa em educação, inicialmente configurou-se como exploratória e bibliográfica e em seguida uma pesquisa de campo, com aplicação de um questionário estruturado, aplicado em duas escolas públicas municipais com três professoras do 4º ano do ensino fundamental. O referencial teórico teve como base os autores que tratam da importância da literatura no ambiente escolar, assim como suas contribuições para o processo histórico de surgimento da literatura infantil, respaldamo-nos, dentre eles em: Amarilha (1997, 2002, 2013), Cosson (2014), Zilberman (2003), Colomer (2007), Cadermartori (2010), Craidy e Kaercher (2001). A pesquisa aponta que as professoras reconhecem a falta de biblioteca nas escolas, porém, elas relatam estar trabalhando a literatura infantil na sala de aula e consideram importantes esses livros no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. As mesmas abordam sobre as formas de interação com os livros literários, e refletem sobre as dificuldades de se trabalhar a literatura em suas aulas. Embora o trabalho com a literatura infantil precise de mais visibilidade nas escolas, é notório o quanto ele tem a contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos/das alunos/as.
Descrição: COSTA, A. G. da. Leitura de literatura nos anos iniciais do ensino fundamental: o trabalho pedagógico com os livros literários. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22460
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adrienny Gomes da CostaPDF - Adrienny Gomes da Costa524.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito938.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.