Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22470
Título: Prevalência de anomalias dentárias por meio de análise radiográfica, no município de Araruna-PB.
Autor(es): Gusmão, Júlia Quintela Brandão
Palavras-chave: Radiografia
Anomalia Dentária
Odontologia
Data do documento: 14-Nov-2018
Resumo: As anomalias Dentárias são classificadas com origens congênitas, de desenvolvimento ou adquiridas, exibindo variados graus de severidade. A literatura é divergente quanto a sua prevalência, localização, gênero e outras características. O objetivo do trabalho foi determinar a prevalência de anomalias dentárias em pacientes atendidos na Clínica de Diagnóstico por Imagem da UEPB, localizada na cidade de Araruna-PB. Foi realizado um estudo transversal, descritivo documental, com procedimento estatístico-descritivo, com análise quantitativa de anomalias dentárias por meio da avaliação de radiografias panorâmicas. A amostra foi de 259 radiografias, com idade média de 27,26 anos. Para análise estatística foram utilizados os testes Qui-quadrado de Pearson ou o Teste Exato de Fisher. O nível de significância foi de 5,0% (p<0,05). Dentre as radiografias panorâmicas avaliadas a maioria foi do sexo feminino (54,0%). O número total de radiografias com anomalias encontradas no presente estudo foi de 179 (69,1%). As anomalias dentárias mais prevalentes foram a Dilaceração Radicular (n=104, 41,4%), seguido de Impacção (n=53, 21%); Esclerose Pulpar (n=14, 5,6%) e Nódulo Pulpar (n=12, 4,8%) O teste de qui-quadrado mostrou diferença estatisticamente significativa para a relação entre “sexo” e “presença de anomalia”, com 104 (74,3%) para as mulheres. Conclui-se que as anomalias dentárias apresentam alta prevalência na população estudada, sendo as anomalias de desenvolvimento mais frequentes, com maior prevalência de Dilaceração Radicular, seguida de Impacção Dentária.
Descrição: GUSMÃO, Júlia Quintela Brandão. Prevalência de anomalias dentárias por meio de análise radiográfica, no município de Araruna-PB. 2018. 27 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22470
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Julia Quintela B de Gusmão.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.