Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22471
Título: Eficácia da laserterapia e da terapia fotodinâmica como coadjuvante ao tratamento da doença periodontal e controle do diabetes mellitus
Autor(es): Silva, Thaíse de Lima
Palavras-chave: Laser
Diabetes mellitus
Odontologia
Data do documento: 19-Out-2018
Resumo: A laserterapia no tratamento periodontal não cirúrgico vem sendo utilizado com o intuito principal de reduzir o uso da antibioticoterapia e reduzir a inflamação gengival em pacientes com diabetes mellitus (DM) e periodontite. Objetivo: Sintetizar informações de bases científicas que corroborem com a importância da aplicação da laserterapia de baixa potência como coadjuvante no tratamento da periodontite crônica, bem como os fatores associados ao controle do diabetes melitus. Métodos: Foi realizada uma revisão da literatura através da busca de artigos nas bases de dados Pubmed/Medline, Lilacs, Scielo e Scopus selecionando os principais artigos em inglês relacionados ao tema, no período de 2012 a 2018. Resultados: Nove ensaios clínicos randomizados que avaliaram parametros clínicos periodontais e glicemicos foram incluidos nessa revisão sendo cinco apenas laser e quatro estudos que usaram laser com fotossensibilizador. Conclusões: Tanto a laserterapia de baixa potência (LLLT) quanto a terapia fotodinamica (PDT) podem ser considerados métodos adjuvantes eficazes no tratamento da doença periodontal com no controle do diabetes mellitus.
Descrição: SILVA, Thaíse de Lima. Eficácia da laserterapia e da terapia fotodinâmica como coadjuvante ao tratamento da doença periodontal e controle do diabetes mellitus. 2018. 27 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22471
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF Thaise de lima Silva.pdf597.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.