Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22472
Título: Avaliação de distúrbio do sono, sonolência diurna e estresse percebido em alunos paraibanos
Autor(es): Leite, Sabrinna Sanily Guedes
Palavras-chave: Sono
Privaçao de sono
Estresse Psicológico
Data do documento: 4-Dez-2018
Resumo: A preservação da boa qualidade do sono é fundamental ao indivíduo, pela elevada capacidade de adaptação a circunstâncias adversas. Contudo, universitários em períodos escolares, apresentam o hábito de privarem-se do sono, anteriormente a uma avaliação ou trabalho acadêmico. Esta carência de horas de sono, quando habitual, pode implicar em diminuição do rendimento escolar. Alterações como estresse, ansiedade e depressão afetam o bem-estar comprometendo a atenção e concentração do indivíduo, que são imprescindíveis para o desempenho acadêmico favorável, no processo estudo-aprendizagem. Tais alterações também podem acarretar e potencializar os distúrbios de sono. Diante disso, a proposta deste estudo foi avaliar distúrbios do sono e estresse percebido em estudantes de três cursos universitários do interior do estado da Paraíba, e suas repercussões no rendimento escolar dos mesmos. Após aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foram aplicados, em universitários do primeiro ao oitavo períodos dos cursos de Odontologia, Engenharia Civil e Física, o questionário de Pittsburg, a escala de sonolência de Epworth e a Escala do Estresse Percebido (PSS-14). Foi verificado que a maioria da amostra se constituiu por estudantes do sexo feminino, cursando Odontologia. Todos os estudantes apresentaram algum nível de estresse, sendo significativamente mais prevalente o estresse moderado. A grande maioria dos estudantes apresentou significativamente má qualidade do sono, principalmente os estudantes de Odontologia. Consequentemente, estes apresentaram mais casos de sonolência diurna excessiva, porém, apresentaram o melhor desempenho acadêmico dentre os três cursos. Apesar de a maioria dos estudantes de Engenharia Civil apresentar má qualidade do sono, a maioria não apresentou sonolência diurna excessiva. Contudo, o desempenho acadêmico desses estudantes não alcançou a média. Apesar de o curso de Física constituir a menor parte da amostra, metade dos casos de estresse grave estava presente nos estudantes desse curso, afetando seu desempenho acadêmico, que foi o pior da amostra. Pode-se concluir que a má qualidade do sono não afetou o desempenho acadêmico dos estudantes de Odontologia, porém afetou o desempenho dos demais cursos. Considerando os estudantes do Campus VIII como um grupo de risco para distúrbios do sono, estresse e sonolência diurna excessiva, deve ser realizado um acompanhamento psicológico desses, assim como orientações de técnicas de relaxamento, com intuito de se minimizar os prejuízos psicológicos provenientes do meio acadêmico, gerando melhor qualidade de vida aos estudantes.
Descrição: LEITE, Sabrinna Sanily Guedes. Avaliação de distúrbio do sono, sonolência diurna e estresse percebido em alunos paraibanos 2018. 41 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22472
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF -Sabrinna Sanily guedes leite.pdf953.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.