Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22476
Título: Laserterapia: abordagem terapêutica de hipersensibilidade dentária em paciente com hipoplasia de esmalte decorrente de leucemia aguda
Autor(es): Duarte, Brenda Rodrigues
Palavras-chave: Laserterapia
Hipersensibilidade
Hipoplasia do esmalte dentário
Odontologia
Data do documento: 31-Out-2019
Resumo: Introdução: Uma das possíveis consequências da leucemia linfoide aguda é a hipoplasia de esmalte má formação ou formação incompleta da matriz orgânica do esmalte, que, clinicamente, pode exibir manchas amarronzadas na superfície dental e pode levar à presença de hip ersensibilidade dental. Objetivo: O objetivo desse trabalho foi relatar um caso clínico com protocolo de laserterapia para tratamento de hipersensibilidade dentária advinda de hipoplasia de esmalte. Metodologia: E xperiência clinica vivenciada na clin i ca es cola da UEPB campus VI I I, na s disciplina s deCl in i ca integra da da infância I e II , no período de setembro de 2018 a junho de 2019. O relato foi feito de forma cronológica e referenciado por pesquisa bibliográfica realizada nas bases Scielo, Pubmed e Lilac s com os descritores “laserterapia”, “hipersensibilidade”, hipoplasia de esmalte” e “leucemia”. Relato de caso: Paciente do sexo masculino, leucoderma, 12 anos de idade, portador de leucemia linfoide aguda aos 2 anos de idade tendo realizado quimioterapia Clinicamen te apresentou uma anomalia dentá ria compatível com hipoplasia de esmalte e relatou hipersensibilidade dent á ria. Foi iniciado protocolo de laserterapia de baixo comprimento de onda e em seguida tratamento restaurador estético. Considerações finais Paciente apresentou melhoras significativas quanto à hipersensibilidade e teve sua estética restaurada; com conseqüente benefício funcional e estético.
Descrição: DUARTE, Brenda Rodrigues. Laserterapia: abordagem terapêutica de hipersensibilidade dentária em paciente com hipoplasia de esmalte decorrente de leucemia aguda caso 2019. 23 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22476
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Brenda Rodrigues Duarte.pdf821.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.