Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22498
Título: Uso do laser de alta intensidade como alternativa à cirurgia convencional de melanoplastia: uma revisão sistemática
Autor(es): Costa Neto, Raimundo Euzébio da
Palavras-chave: Cirurgia a Laser
melanossomos
melaninas
Data do documento: 28-Nov-2019
Resumo: Objetivou-se avaliar as evidências científicas atuais sobre uso do laser de alta intensidade como alternativa à cirurgia convencional de melanoplastia. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática seguindo o checklist PRISMA. Sete bases de dados eletrônicas foram acessadas como fontes primárias de estudo. A "literatura cinzenta" também foi incluída para evitar vieses de seleção e publicação. O risco de viés entre os estudos incluídos foi avaliado com a Ferramenta de Avaliação Crítica do Instituto Joanna Briggs para Revisões Sistemáticas. A pesquisa resultou em 169 registros, após retirada de duplicatas restou 71. Todos os artigos fora dos objetivos, revisões de literatura, casos clínicos, carta ao leitor e livros foram excluídos. Oito artigos foram considerados elegíveis para essa revisão. Os estudos evidenciaram que as diversas formas de tratamento da melanoplastia usadas atualmente são satisfatórias, entretanto o laser de diodo obteve resultados superiores, menor tempo cirúrgico,não houve recorrências da pigmentação, dor e sangramento mínimo quando comparados a eletrocirurgia, enxerto gengival livre, a broca diamantada e os diversos lasers.
Descrição: COSTA NETO, Raimundo Euzébio da. Uso do laser de alta intensidade como alternativa à Cirurgia convencional de melanoplastia: uma revisão Sistemática. 2019. 32f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22498
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF TCC RAIMUNDO EUZEBIO DA COSTA NETO.pdfPDF TCC RAIMUNDO EUZEBIO DA COSTA NETO.pdf625.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF-Termo-de-Depósito-de-TCC RAIMUNDO NETO.pdfPDF-Termo-de-Depósito-de-TCC RAIMUNDO NETO.pdf115.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.