Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22500
Título: Atendimento odontológico a um paciente portador da síndrome de down: relato de experiência em uma clínica-escola da UEPB
Autor(es): Silva, Millane Gleice da
Palavras-chave: Odontologia
Pacientes em Odontologia
Síndrome de Down
Data do documento: 27-Nov-2018
Resumo: A síndrome de Down (SD) consiste em uma anomalia de origem cromossômica, caracterizada por uma série de sinais e sintomas, em que o indivíduo apresenta alterações no sistema estomatognático. O objetivo desse trabalho foi relatar uma experiência vivenciada em uma clínica-escola da Universidade Estadual da Paraíba, através do componente curricular obrigatório Clínica de Pacientes com Necessidades Especiais, durante o curso de graduação em odontologia. As atividades foram desenvolvidas na clínica-escola da UEPB – Campus VIII de fevereiro a junho de 2018, sendo as mesmas conduzidas e supervisionadas por docentes da instituição. Enfatizando-se as dificuldades encontradas no atendimento, além de destacar os pontos positivos e negativos encontrados, assim como, a importância das técnicas de condicionamentos psicológico prévio para adaptação e integração aluno-paciente-cuidador nos primeiros dias de atendimentos clínicos. Foram realizados atendimentos odontológico a um paciente portador da Síndrome de Down, leucoderma, sexo feminino, 13 anos de idade, a qual apresentou-se com lesões cariosas. Foi submetida ao tratamento odontológico com o auxílio das técnicas de manejo comportamental, com o intuito de ajudar no processo de colaboração da paciente durante o atendimento odontológico. Diante disso, destacar-se, que o conhecimento das características de caráter psicológico, físico e oral do paciente portador da síndrome de Dawn por parte do cirurgião-dentista, é de extrema importância para uma eficiente interação e tratamento deste paciente no âmbito odontológico.
Descrição: SILVA, Millane Gleice da. Atendimento odontológico a um paciente portador da síndrome de down: relato de experiência em uma clínica-escola da UEPB. 2018. 25 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22500
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Millane Gleice da Silva.pdf852.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.