Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22501
Título: Abordagem multidisciplinar na reabilitação de pacientes portadores de fissuras orofaciais
Autor(es): Bernardo, Nyhédia Modesto Xavier
Palavras-chave: Fenda Labial
Odontologia
Cirurgia bucal
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: Fendas orofaciais são defeitos de desenvolvimento que comprometem a fusão dos processos faciais embrionários. Essa malformação tem um impacto tanto da saúde como também psicossocial do indivíduo e para amenizar esses problemas o tratamento deve ser iniciado nos primeiros meses de vida. Para o melhor tratamento desses defeitos é necessária uma equipe multidisciplinar que trabalhe em conjunto para proporcionar ao portador de fendas labiopalatais uma reabilitação completa. Este trabalho tem como objetivo a realização de um estudo bibliográfico sobre o tratamento de pacientes fissurados, evidenciando a importância da multidisciplinaridade e a atuação das especialidades odontológicas no tratamento desses pacientes. Foi realizada uma busca bibliográfica na base de dados Pubmed, entre os anos de 2008 e 2018, com os descritores Cleft Lip; Cleft Palate; Oral Surgery, onde foram encontrados 1.406 Artigos. Como critério de inclusão temos: artigos com titulo e resumo que abordavam a temática proposta pelo trabalho e foram excluídos aqueles artigos ao quais fugiram do tema proposto e que não era possível o seu acesso nas bases de dados. Por fim 26 artigos foram selecionados para a pesquisa. Na elaboração da revisão ainda foram utilizados livros que abordam o assunto proposto. Com este estudo concluimos que a equipe multidisciplinar atuando de forma integrada proporciona a resolução das deformidades, num menor tempo e com um mínimo de trauma para a criança, a atuação do cirurgião-dentista se observa desde o primeiro mês de vida até a fase adulta sendo a Ortodontia, Odontopediatria e Cirurgia Bucomaxilofacial as principais especialidades envolvidas.
Descrição: BERNARDO, Nyhédia Modesto Xavier. Abordagem multidisciplinar na reabilitação de pacientes portadores de fissuras orofaciais. 2018. 32 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22501
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Nyhédia Modesto Xavier Bernardo.pdf491.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.