Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22505
Título: O uso do aloe vera como coadjuvante no tratamento periodontal
Autor(es): Silva, Adriano Flores
Palavras-chave: Gengivite
Periodontite
Medicamentos Fitoterápicos
Aloe
Data do documento: 28-Nov-2019
Resumo: Objetivo: Revisar os estudos mais atuais na literatura sobre a eficácia da Aloe Vera como coadjuvante no tratamento periodontal. Material e Métodos: Foram selecionados artigos científicos publicados entre os anos de 2013 e 2019, através dos bancos de dados PubMed e Google Scholar com os seguintes descritores em português e inglês respectivamente, “Gengivite (Gengivitis)”, “Periodontite (Periodontitis)”, “Aloe (Aloe)”, “Medicamentos Fitoterápicos (Phytotherapeutic Drugs)”, “Periodontia (Periodontics)” e “Odontologia (Dentistry), escolhidos mediante consulta nos Descritores de Ciências da Saúde – DECs da BIREME. Resultados: A Aloe Vera é uma planta medicinal com ações semelhantes ao da Clorexidina e superior a outros fitoterápicos na diminuição dos sinais clínicos das doenças periodontais. Conclusão: A Aloe Vera é um medicamento fitoterápico com propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, comprovado através de testes clínicos e laboratoriais, capaz de agir com segurança na diminuição dos patógenos periodontais e, por isto, é eficaz como coadjuvante no tratamento periodontal.
Descrição: SILVA, Ariano Flores. O uso do aloe vera como coadjuvante no tratamento periodontal. 2019. 17 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22505
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Adriano Flores da Silva.pdf822.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.